Segundo a organização do evento, chegou-se a um entendimento com a indústria, “em resposta a pedidos das principais empresas e associações do setor”, com o objetivo de realizar o evento no próximo ano “com a maior participação e internacionalidade possíveis”.
Assim, a Alimentaria&Hostelco Barcelona tem datas marcadas para 17 a 20 de maio de 2021.
O presidente da Alimentaria, Josep Lluís Bonet, destacou que “a decisão vai ao encontro da maior parte indústria produtiva e associativa do setor, comprometendo-se a realizar o evento num ambiente mais favorável e sem tantas limitações à mobilidade internacional”.
Já Antonio Valls, diretor-geral da Alimentaria Exhibitions, “está aberto um novo cenário que permite prever uma grande edição para maio de 2021, com a cumplicidade do setor, com um alto grau de internacionalização e uma reativação da procura internacional, tão necessária tanto para a indústria quanto para a própria feira”.
Constantí Serrallonga, diretora-geral da Fira de Barcelona, explica que a data foi escolhida após uma avaliação em profundidade a situação e se ter ouvido o setor, “afim de garantir o melhor desenvolvimento de um projeto tão relevante”.
No entanto, nos dias 28 e 29 de setembro, está previsto um fórum, no Centro de Conferências Fira de Barcelona, sobre o futuro da indústria agroalimentar, restaurantes, hotéis e turismo, setores-chave da economia, todos representados nas feiras Alimentaria, Hostelco e Fòrum Gastronòmic.
Refira-se, também, que depois de conhecida a decisão da Alimentaria de Lisboa mudar de nome, devido ao final da parceria com a Alimentaria de Barcelona, ainda não é conhecida a data para o novo evento que substituirá a Alimentaria&Horexpo Lisboa, realizada na FIL, em Lisboa.
Com este avanço da Alimentaria de Barcelona para ano ímpar, poderá dar-se o caso de um choque de datas, embora não se conheça qualquer decisão, nem nome do evento, por parte da organização lusa.