O retalho não morreu. Está a renascer


Com o advento do online e a procura cada vez mais crescente pelo comércio eletrónico houve quem previsse o fim do retalho. No entanto o comportamento dos consumidores não antevê isso. Na verdade, o que se tem verificado é uma integração entre realidades. O que levou a que um novo termo entrasse no léxico dos marketeers (e não só): figital. Um termo que pretende transmitir uma nova realidade, onde os mundos físico e digitai se integram.
Há ainda um outro aspeto a ter em consideração. Hoje as marcas têm de trabalhar para uma multiplicidade de gerações nunca antes vista. O que causa alguns dilemas. Se, por um lado, o poder de compra ainda está das pessoas mais seniores, que privilegiam o contato pessoal e a visita à loja física é verdade que o futuro está nos Millennials que, pelo contrário, não abdicam do online. Ou seja, uma marca tem de ter soluções e comunicações para perfis de consumidores completamente distintos.
Mas há uma questão importante quando se pensa nos consumidores do futuro, os Millennials. Estamos a falar de consumidores com uma exigência muito elevada em termos de tempos de entrega. Tem de ser tudo para ontem. Ou quase. Isto significa que as empresas terão de ser mais rápidas. Só que isso implica custos extras. E coloca-se a questão de quem os irá comportar. Neste momento um dos desafios é tentar perceber qual o equilíbrio entre o desejo de rapidez com o custo associado. Tanto mais que os Millennials além de querem entregas rápidas tendem a querer entregas gratuitas. Uma das soluções poderá passar por criar pontos de entrega espalhados pelas cidades.
O futuro está (também) no online. Esta não é uma informação nova. Em países como a Coreia do Sul ou a China o comércio eletrónico já representa um valor significativo das vendas totais realizadas. Em Portugal… nem tanto. Segundo dados da Nielsen, apresentados no InRetail, apenas 10% dos lares fizeram compras através da internet no último ano.
Há uma outra transformação a ter em conta: a forma de acesso ou, mais concretamente, como os consumidores fazem compras no online. Se há uns anos era tudo feito através do computador, hoje em dia o mobile domina (95%). O que obriga a que as marcas têm de ter os seus conteúdos e plataformas customizadas para diversas formas de acesso.
Apesar de o comércio eletrónico estar a crescer, quando analisado face às vendas globais o seu valor ainda é relativamente reduzido. A média mundial ronda os 6 a 7%. Na Europa os países mais avançados (na adoção do ecommerce) são o Reino Unido e a França (6,3% e 6%, respetivamente). Valores muito abaixo dos líderes mundiais (China e Coreia do Sul – 16%). Em Portugal o valor é de apenas 1%. Ou seja, ainda há muito por onde crescer. O que significa, se olharmos numa perspetiva otimista, há oportunidades de negócio.
Quando se fala em tecnologia e retalho há a tendência para pensar apenas no comércio eletrónico. Mas isso é apenas uma pequena parte de um cenário muito mais vasto. Pense em realidade virtual, em realidade aumentada, em inteligência artificial…. todas estas tecnologias, que parecem ser algo do futuro na verdade já existem e podem (e devem) ser usadas como mais uma forma de interação com o cliente.
Patrocinadores
Patrocínio Platinium
Patrocínio Gold

 

Patrocínio Fitas
Full HD Partner
VR/AR Experience

 

Parceiros
Organização

Local de realização

LAGOAS-PARK-HOTEL

O Lagoas Park situa-se em Oeiras, longe do intenso movimento da cidade de Lisboa. Pode viajar tranquilamente de automóvel e estacionar com segurança num dos 6.000 lugares disponíveis neste Office Park ou, pode optar por usar  o autocarro  com ligação directa a partir do Marquês de Pombal. O Lagoas Park tem dois acessos: um a nascente (com ligação à A5 Lisboa/Cascais e ao IC19) e o outro a poente.

Coordenadas GPS: 38º42’47.19” N  | 9º18’36.65” W

Contactos: 21 110 97 00 | centro.congressos@tdhotels.com | www.lagoaspark.pt

Contactos

Grupo IFE
Rua Basílio Teles, 35 1º dto.
1070-020 Lisboa
Tel.: (00 351) 210 033 800
E-mail: geral@ife.pt

InRetail Manager
Web
  Silvia Prestes
Tel.: (00 351) 210 033 818 / 91 619 38 96
E-mail: sprestes@ife.pt

Inscrições/Logística 
Ana Paredes
Tel.: (00 351) 210 033 824
E-mail: aparedes@ife.pt