Quantcast
Produção

Alimentaria 2024 com participação portuguesa a crescer 20%

Alimentaria 2024 com participação portuguesa a crescer 20%

A próxima edição da Alimentaria&Hostelco, que se realiza na Fira de Barcelona entre 18 e 21 de março de 2024, conta com um crescimento de 20% da participação portuguesa, tendo em conta a edição passada.

A participação da Portugal Foods e do Inovcluster são algumas das confirmações já reveladas. Na edição de 2022, Portugal destacou-se como o terceiro país da Europa com o maior número de visitantes à feira.

 

A organização nota que, de acordo com os dados da Federación Española de Industrias de la Alimentación y Bebidas (FIAB), Portugal é o segundo principal destino das exportações de alimentos e bebidas. Entre janeiro e abril de 2023, registou-se um volume de negócios de 1 872 milhões de euros de exportações espanholas para Portugal. Este valor representa um crescimento significativo tanto em valor (19,91%) como em volume (0,87%) face ao mesmo período do ano passado.

Os principais produtos alimentares espanhóis exportados para o mercado português são a carne e seus derivados – um produto que representa quase 20% das vendas -, peixe, crustáceos e moluscos transformados e azeite.

 

Por outro lado, Espanha destaca-se como o principal destino das exportações agroalimentares portuguesas, com 35% do total exportado, segundo dados do CaixaBank Research de 2022. Quase metade (47,4%) são exportações de alimentos e bebidas.

Entre as novidades da edição de 2024, a Alimentaria destaca a fusão da oferta expositiva da Hostelco e da Restaurama.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever