O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) atribuiu ao Recheio Cash & Carry, ao Pingo Doce (ambos do grupo Jerónimo Martins) e à Jerónimo Martins SGPS (holding do grupo) a distinção de Entidade Empregadora Inclusiva 2023.
Segundo explicado em comunicado, analisando os dados de 2021 e 2022, o prémio Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2023 distinguiu 54 dos 165 candidatos, de entre empresas, entidades públicas e sector social, pelas suas práticas de gestão abertas e inclusivas relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade. Apenas sete entidades, entre a holding do Grupo Jerónimo Martins, conquistaram o nível de excelência.
“Estas distinções são o reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver no grupo e nas nossas companhias para sermos cada vez mais inclusivos enquanto empregador e também na relação com os nossos clientes. Procuramos continuamente implementar as melhores práticas de inclusão nas suas múltiplas dimensões”, afirma a diretora de Relações Laborais do Grupo Jerónimo Martins, Susana Correia de Campos.
Na candidatura, tiveram especial destaque os centros Incluir, que o grupo construiu de raiz em Lisboa e no Porto. Estes centros funcionam com base numa metodologia customizada para cada formando e adaptada às funções que podem ser desempenhadas em cada um dos negócios do grupo.
A primeira fase da formação decorre em sala, com treino de competências comportamentais e relacionais e simulação prática de tarefas numa área do centro onde foi construída uma loja-escola. Segue-se uma segunda fase para formação prática em contexto de trabalho, com o suporte de tutores – colaboradores responsáveis pelo acompanhamento e desenvolvimento de cada formando no local de trabalho – e da equipa de Inclusão.
Criado em 2015 o Programa Incluir visa a promoção da empregabilidade de grupos de pessoas em situação de desvantagem no acesso ao mercado de trabalho, com destaque para pessoas com deficiência, migrantes e refugiados e pessoas em situação social de risco. Atualmente, conta com 700 tutores internos, entre os quais líderes de equipa, com a participação de mais de 80 parceiros especializados em diferentes áreas da inclusão social e soma mais de 500 locais de trabalho já impactados.
Este programa já proporcionou mais de 1 000 oportunidades de trabalho e levou diretamente à contratação – pelo grupo e suas companhias em Portugal – de mais de 600 pessoas.