Segundo a Call Center Magazine espanhola, os promotores apontam que neste momento a sociedade não valoriza os serviços de atendimento ao cliente e existe um excesso de regulação da profissão e uma tendência para procurar os serviços no exterior em locais mais baratos para reduzir custos. Por este motivo os promotores referem que o setor se deve posicionar.
O manifesto que publicaram refere que existem em Espanha mais de 100 mil trabalhadores no setor dos contact center, com responsabilidades no atendimento de clientes e cidadãos. Por isso, sugerem a regulação da profissão: “se queremos manter os nossos clientes, se queremos ser bem atendidos por qualquer empresa ou instituição e se queremos erradicas as más-práticas”.
A iniciativa pretende cobrir a falta de formação, criar ou manter o emprego em Espanha, estipular standards de qualidade, regular a profissão, preparar os Recursos Humanos e melhorar a imagem e a dignidade da profissão.
A iniciativa está a ser promovida num blog e no Twitter e pretende reunir o maior número de fãs ou seguidores para pressionar a administração pública.