Quantcast
Customer Experience

Dicas para fazer uso dos dados na melhoria da experiência do cliente

análise de dados Call Center Magazine

Atualmente a recolha de dados é uma constante, contudo são ainda poucas as empresas que analisam e tomam partido das informações que recolhem. Mas e se soubesse que os dados que está a recolher e tem ao seu dispor o podem ajudar a melhorar a experiência do seu cliente e a aumentar as taxas de fidelização? Num artigo recentemente publicado no seu blog, a Vocalcom partilha algumas dicas para usar os dados na melhoria da experiência dos clientes.

Analise os cometários em todos os seus canais

Os contact centers trabalham com cada vez mais canais, por isso, faz sentido que estejam a ser recolhidos dados sobre os clientes em cada um desses canais. Nas redes sociais, em particular, existem maiores probabilidades dos seus clientes deixarem comentários, por isso, tente analisar cada um deles e, assim, traçar um retrato mais completo de cada um dos seus clientes.

Para isso, existem já várias ferramentas de monitorização avançadas. Basta que analise os dados que têm à sua disposição.

Use os dados para poupar tempo ao seu cliente

Se está a fazer a recolha dos dados do seu cliente, e de cada contacto que este estabelece com a sua empresa, terá à sua disposição um conjunto de informações que lhe permitirão poupar tempo em cada um dos contactos. Passe à frente alguns dos passos do guião de atendimento e evite fazer perguntas acerca de coisas que, na verdade, a sua empresa já sabe.

Os dados podem ajudá-lo a fazer ofertas direcionadas

Se já fez um ‘retrato’ exato do seu cliente pode começar a direcionar a sua oferta de acordo com aquilo que mais lhe interessa. Esqueça os emails sem segmentação e aposte na personalização. Por exemplo, se sabe que o seu cliente está a pensar abandonar a sua operadora de telecomunicações, porque essa informação lhe foi comunicada num contacto anterior, envie-lhe emails com as mais recentes promoções em tarifários. Parece simples? É mesmo, só tem que analisar os dados.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever