Foi recentemente divulgado o novo relatório da Brand Finance (The Brand Finance Food & Drink 2024) que avalia as marcas mais valiosas do mundo. Segundo o noticiado, a Nestlé conseguiu manter a liderança deste ranking.
Com uma valorização de cerca de 18,83 mil milhões de euros, a marca, ainda assim, perdeu algum valor face ao ano passado, baixando a sua avaliação em 7%.
O índice que mede o valor das marcas alimentares a nível global, verificou também, de forma generaliza, uma quebra de valor na casa dos 4%, com o conjunto das empresas alimentares a valerem 243,88 mil milhões de euros.
Atrás da Nestlé, neste ranking, encontra-se a Lay’s, que viu o seu valor subir 9% para 12,1 mil milhões de euros, ultrapassando mesmo a Yili, a empresa de origem chinesa que quebrou 6% em valor, situando-se agora na casa de 11,6 mil milhões de euros.
“O setor de alimentos e bebidas está a passar por uma rápida transformação impulsionada pela evolução das preferências dos consumidores”, comentou Savio D’Souza, diretor de avaliação da Brand Finance, que acrescentou: “embora o declínio no valor da marca seja um desafio, ele também apresenta oportunidades para inovação. As marcas que se adaptarem com sucesso a essas tendências, demonstrando um forte propósito de marca e entregando experiências excecionais ao consumidor, serão as que prosperarão neste novo cenário.”
Em quarto lugar aparece a Tyson, seguida da Danone, Quaker, Kellogg’s, Mars, Mengniu e Doritos, como se mostra na tabela em baixo.