Contar a história de um ano é sempre uma tarefa complicada. Entre as múltiplas dimensões de interesse, há pontos que, por vezes, nos escapam naquilo que é a história da história. Porém, 2022 foi um ano marcado por muita transformação, disrupção e surpresa, quando tudo parecia antecipar um ano de maior serenidade após a disrupção da pandemia.
Assim, entre as notícias mais visualizadas online, destaque para um arranque de ano marcado por um ranking. Com necessidade de perceber ‘posições’ na hierarquia, o artigo relacionado com a liderança do retalho alimentar chamou a atenção dos leitores.
 Sonae, Jerónimo Martins e LIDL são os ‘maiores’ retalhistas a operar em Portugal
Porém, nem só de ‘disputa’ ficou marcado o início de 2022. Isto porque o segundo destaque do ano acabou por ser para um ranking onde uma das cervejas de marca portuguesa ficou no ranking das 10 mais bebidas do mundo.
Há uma marca portuguesa no top 10 das cervejas mais bebidas no mundo
Com a guerra na Ucrânia a marcar também o mês de março, o mês começou com o mercado de segunda mão a dar cartas. Um estudo da Vinted revelou as marcas mais vendidas na sua plataforma, com a escassez de óleo em Espanha, fruto do conflito armado no leste europeu, a marcar também a agenda.
 Vinted revela marcas mais vendidas na plataforma em Portugal
Ucrânia: Supermercados espanhóis já estão a limitar compra de óleo de girassol
Com a incerteza nas carteiras dos portugueses já instalada, a inflação foi o tema dominante em abril, com a McKinsey a lembrar as cinco tendências para responder a este indesejado intruso na nossa agenda mediática. Porém, nem só de ‘más notícias’ se fez o mês de abril. É que também neste mês foi divulgado que um dos retalhistas portugueses estava entre os 25 maiores do mundo.
Impacto da inflação no poder de compra é um dos desafios do setor alimentar
Maio chegou com algumas novidades. O LIDL, em termos internacionais, começou a testar modelos de refill para aumentar a robustez da sua ‘aposta verde’. O piloto começou no Reino Unido, mas também, como veremos mais à frente, chegou a Portugal… pela mão de outro retalhista.
LIDL está a testar venda de detergentes a granel. Conceito pode chegar a mais lojas
O verão trouxe mais novidades. Santarém reabriu o seu Retail Park e a Mercadona estreou-se nesta zona do país, atraindo grande atenção por parte dos leitores. E porque a abertura de espaços gera sempre curiosidade, levámos, já em outubro, os leitores a visitar a nova sede da Worten, sendo um dos artigos mais visualizados na nossa plataforma.3
Santarém Retail Park reabre com novo conceito e primeiro Mercadona da região
‘Saltando’ para o fim do ano, a abertura da maior plataforma logística do país, anunciada para 2023, acabou por marcar o último mês do ano, com o espaço a ser inaugurado pela Leroy Merlin a chamar a destacar-se. Ainda houve espaço para mais uma ‘abertura’. Isto porque o Continente apostou num espaço com venda a granel, fechando o ano a apontar para a sustentabilidade na hora de consumir.