A Mercadona IT, departamento de informática da empresa, implementou um Plano de Excelência Digital para continuar a avançar na reengenharia de projetos e na modernização dos processos que já foram digitalizados. O plano vai ser executado no período 2025-2028 e conta com um investimento de 250 milhões de euros.
De acordo com o comunicado de imprensa, no total, a Mercadona IT trabalha atualmente na modernização de 300 aplicações ou processos sujeitos a melhoria tecnológica.
“Implementaremos tecnologias, arquiteturas e linguagens de vanguarda que nos permitam continuar a avançar em agilidade e eficiência para dar resposta às novas necessidades da empresa e dos nossos clientes, para os quais queremos continuar a ser uma referência no futuro”, afirmou Patricia Tobía, diretora-geral do Departamento de Informática (CIO) da Mercadona.
Atualmente, conta com 1.200 profissionais com perfil tecnológico na equipa, especializados em áreas como o desenvolvimento e arquitetura de software, cibersegurança, DevOps, gestão de dados, product management, cloud, infraestrutura IT, design UX/UI, gestão de dispositivos e compras de software informático, entre outros.
A nota de imprensa revela ainda que esta inovação tecnológica levou a empresa a desenvolver aplicações que lhe permitiram “agilizar a tomada de decisões e contribuir para a inovação de produtos”, desde a criação de sistemas inteligentes e eficientes para otimizar custos e reforçar a produtividade nos blocos logísticos; controlar digitalmente a rastreabilidade dos produtos, garantindo continuamente a segurança alimentar e a qualidade; melhorar a experiência de compra dos clientes nas lojas, gerando espaços mais acolhedores que permitem uma poupança até 40% em iluminação; e desenvolver soluções informáticas para novas linhas de negócio, como a secção “Pronto a Comer”, entre outras.
 Ikea, Fnac, Mercadona e Inditex são as melhores empresas para trabalhar no retalho