A tecnologia está crescentemente presente nos nossos dias. Cada vez mais fases do nosso quotidiano são permeadas por contacto com dispositivos ou mesmo inteligência artificial que auxilia os humanos nas suas tarefas diárias.
No Reino Unido, a florista ética, como se apresenta a Arena Online, anunciou recentemente a sua primeira colaboradora com recurso a inteligência artificial. Apelidada de Daisy (experimente no link), este bot foi lançado a tempo de ajudar na escolha de flores para o Dia dos Namorados, providenciando atendimento a cerca de meio milhão de clientes.
Disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano, a Arena diz que o modelo desenvolvido “é um avatar super-realista e totalmente interativo, integrando o seu próprio sistema nervoso virtual, capaz de responder a perguntas humanas em tempo real colocadas por intermédio de um computador comum ou telemóvel”.
Desenvolvido em parceria com a Trulience e a partir da Hyperion, a plataforma de atendimento da Arena baseada em tecnologia de ponta e lançada em janeiro deste ano, defendem os seus inventores que a Daisy permite “uma experiência de retalho integrada e sem atrito, fornecendo atendimento altamente personalizado de bouquets, plantas e outros presentes pretendidos pelos clientes”.
“Como o principal negócio de flores éticas do Reino Unido, temos procurado formas de usar a tecnologia para tornar os nossos serviços ainda mais acessíveis. Estamos muito satisfeitos em ter Daisy a bordo como parte da nossa equipa de experiência de cliente. Como a Daisy atende nosso meio milhão de clientes que têm as suas dúvidas respondidas rapidamente, reduz o tempo de espera dos clientes cujas dúvidas requerem assistência técnica”, referiu o CEO da Arena, John Hackett.