De 10 a 12 de fevereiro de 2025, Portugal vai ser a maior presença internacional, a seguir a Itália, na Wine Paris, um dos principais eventos globais de vinhos e bebidas espirituosas.
De acordo com o comunicado de imprensa, a presença dos vinhos portugueses regista um aumento de 61% face a 2024, com a participação de oito territórios vitivinícolas nacionais e de sete produtores, além da ViniPortugal, entidade que promove o vinho português fora do país.
No total, vão estar presentes na feira mais de 3.000 referências vínicas de todo o país, num certame que conta com mais de 4.600 expositores e 50 países produtores, prevendo-se o registo de 50.000 visitantes comerciais de 140 países.
Portugal vai apresentar os seus produtos vínicos numa área de cerca de 1.600m2, no Hall 4 Internacional da feira internacional Wine Paris, sendo esta área partilhada por 11 espaços coletivos e sete expositores.
Os 11 primeiros são divididos pelos seguintes organismos: Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, o Instituto do Douro e do Porto, ambos com dois pavilhões, a Comissão Vitivinícola da Bairrada, com um stand, e a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, com um stand, assim como a ViniPortugal, com cinco pavilhões, incluindo Dão, Lisboa, Tejo e Península de Setúbal.
Por sua vez, os sete expositores estão distribuídos pelos seguintes produtores: Van Zeller Wine Collection (Douro), Sogrape (várias regiões), Niepoort (várias regiões), Global Wines (várias regiões), Grande Porto (várias regiões), DFJ Vinhos (Lisboa e Tejo) e AdegaMãe (Lisboa).
A feira, organizada pela Vinexposium, vai contar com três halls inteiramente dedicados aos 50 países produtores representados, com um crescimento de dois dígitos no espaço distribuído por vários países, incluindo Alemanha (65%), Áustria (35%), China (60%), Espanha (40%), Portugal (61%) e Roménia (75%). A Itália dobrou uma vez mais a área de exposição e engloba 30 pavilhões regionais num único espaço, o Hall 6.
A mostra também vai receber vários novos pavilhões internacionais: África do Sul, Argentina, Arménia, Chile, Hungria, Macedónia do Norte, Uruguai e Austrália.
Sendo um evento dentro do próprio evento, a Be Spirits recebe distribuidores, bartenders e especialistas de todo o mundo. Há mais de 200 produtores – incluindo 38% de novos participantes neste setor e 30% de participantes internacionais de 27 países –, o que resulta em 47 tipos de destilados, entre os quais estão Armagnac, Baiju, Brandy, Calvados, Cognac, Gin, Malte, Mezcal, Pastis, Rum, Saquê, Soju, Tequila, Umeshu, Vermute e Vodka.
“Em tempos de grande incerteza, crise económica e perda de significado, o isolamento de um país não é uma opção! Ao combinar pontos fortes e promover a inovação, a ligação entre todas as partes interessadas do setor e os vínculos entre as áreas económica e política, podemos promover soluções. Mais do que nunca, a exposição de 2025 irá desempenhar um papel crucial para todas as partes interessadas nacionais e internacionais na indústria do vinho e das bebidas espirituosas”, referiu Rodolphe Lameyse, CEO da Vinexposium.