Quantcast
Retalho

Consumidores preferem fazer compras presenciais e utilizar cartões de débito

Consumidores preferem fazer compras presenciais e utilizar cartões de débito iStock

88% dos consumidores preferem comprar nos supermercados de forma presencial e 41% afirma preferir pagar com cartão de débito, é a conclusão do relatório “How People Pay: Debit Leads in Stores, Credit Leads Online”, da PYMNTS, empresa especialista em dados, notícias e insights sobre inovação em pagamentos.

Segundo a análise, o comprar presencialmente nas lojas demonstra “um forte apego à experiência em loja” por parte dos consumidores, num momento em que os seus hábitos de compra estão a mudar e, consequentemente, também as preferências de pagamentos se estão a tornar mais segmentadas com base nos canais de compras disponíveis.

 

A preferência por cartões de débito em loja “é evidente em várias categorias de gastos”, com quase 40% de todas as transações no retalho a serem feitas com cartões de débito, “excedendo qualquer outro método de pagamento”.

Neste sentido, a análise concluiu que os compradores confiam nos cartões de débito mais do que em qualquer outro método de pagamento, até mais do que nos cartões de crédito, para efetuar as suas despesas diárias.

 

O estudo enaltece que esta tendência indica um foco maior numa gestão financeira cautelosa, particularmente devido ao clima económico incerto com taxas de juros crescentes, o que “destaca o objetivo do consumidor no orçamento e na prevenção de dívidas”.

Embora a utilização de cartões de débito para transações em supermercados e lojas de retalho permaneça robusto, o relatório avança que registaram-se variações ao longo do ano, com as transações em supermercado a atingirem o pico de 47% de uso de cartão de débito e o retalho a atingir 45% no início do ano. No entanto, “apesar destas flutuações, a dependência por cartões de débito permanece estável”.

 

O relatório também indicou que os cartões de crédito dominam as transações online, principalmente em categorias como viagens, salientando que “os consumidores estão mais inclinados a usar o cartão de crédito para compras maiores e menos frequentes, que geralmente vêm agregadas com recompensas e benefícios adicionais”.

Os responsáveis pela análise justificam esta conclusão com o facto de muitos cartões de crédito oferecerem recompensas e proteção contra fraudes, tornando-os particularmente atraentes para compras online maiores.

 

Neste sentido, o estudo avança que, no setor do retalho, duas em cada cinco compras online foram feitas com cartão de crédito. Por outro lado, o uso deste tipo de cartão em transações de supermercado e restaurante permaneceu baixo, com cerca de 25% dos consumidores a optar por usar cartão de crédito nessas categorias.

O relatório enfatiza que as empresas precisam de se adaptar às mudanças nas tendências de pagamento, avançando que, os retalhistas devem aprimorar os seus sistemas de pagamento com cartão de crédito e oferecer programas de recompensas atraentes para promover a fidelidade do cliente.

O estudo inquiriu 2.980 consumidores dos Estados Unidos da América (EUA) entre 6 e 28 de julho e teve como objetivo compreender como diferentes setores se estão a ajustar ao cenário em evolução das preferências de pagamento do consumidor.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever