Quantcast
Retalho

Estudo revela que 90% dos portugueses vai comprar na Black Friday

Estudo revela que 90% dos portugueses vai comprar Black Friday iStock

De acordo com um estudo da Netsonda para a Worten, este ano há mais portugueses disponíveis para gastar mais nas oportunidades de compra da Black Friday, com 90% dos inquiridos a afirmar ter intenção de comprar nesta data.

A análise revelou também que mais pessoas (31%) tencionam despender mais este ano do que em 2023 (26%), sobretudo na faixa etária dos 25-34 anos. Uma grande fatia dos inquiridos (38%) afirmou que pretende gastar tanto como no ano passado. Por outro lado, desceu a percentagem de pessoas que preveem gastar menos nesta campanha (31%) em relação ao ano anterior (42%).

 

O valor médio que tencionam gastar nesta data é 8% inferior (330€) do que no ano passado (359€). Já a previsão de compra para 2024 é omnicanal, ainda assim, 38% referiram que vai fazer as compras exclusivamente online, o valor mais alto desde 2020, ano marcado pela pandemia de Covid-19.

Cerca de metade dos participantes (47%) referiu que vê na Black Friday a possibilidade de antecipar as compras de Natal, ou simplesmente de comprar com promoções (55%), e um grande número (72%) assume aproveitar as promoções para si mesmo.

 

Segundo o estudo, mais de 2/5 dos potenciais compradores na Black Friday costumam começar a acompanhar preços com uma antecedência entre 1 a 2 meses, enquanto cerca de 1/3 não faz qualquer tipo de preparação.

À semelhança do ano passado, as categorias que os portugueses mais tencionam comprar é Tecnologia (54%), Moda e Acessórios (38%), Eletrodomésticos (36%) e Livros (33%).

 

A análise demonstrou ainda que a campanha Black Friday é a que tem mais notoriedade junto dos inquiridos (100%), por comparação com campanhas como a Cyber Monday (76%), os Hot Days (62%) ou os Singles Day (37%).

Deste universo, 85% associa a Black Friday a compras com descontos/preços baixos em várias lojas, considerando este tipo de ações promocionais interessantes ou muito interessantes (84%), despertando interesse sobretudo no público entres os 18 e os 24 anos.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever