O site brasileiro Segs publicou recentemente um artigo onde alerta para os problemas de saúde a que estão expostos os operadores de call center, destacando a perda da audição.
De acordo com o website, “a PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído) é um mal que pode atingir todos os trabalhadores expostos a sons acima de 80 decibéis. Pode ser considerada uma doença ocupacional e tem vindo a chamar a atenção principalmente dos otorrinos e fona audiólogos.”
O que mais preocupa os especialistas, em relação ao ambiente de trabalho, é a rotina dos operadores de call center, que têm que utilizar um auricular unilateral, com um volume que varia entre 60 a 90dB.
A fono audióloga Isabela Carvalho, da Telex Soluções Auditivas, explica ao site que “os operadores de call center devem estar atentos para fazer sempre o revezamento do auricular, do ouvido direito para o esquerdo; fazer pausas de pelo menos 10 minutos para cada hora de trabalho; e manter o volume baixo, em torno de 60 decibéis, nível normal de uma conversa. Além disso, deve realizar exames audiométricos anualmente para verificar o nível de audição.”