Quantcast
Customer Experience

O poder das apps no retalho e a crescente aposta no mobile

O poder das apps no retalho e a crescente aposta no mobile

A jornada do consumidor está a alterar-se com a possibilidade de experiências mais personalizadas através das aplicações. “Há uma app para isso” foi o slogan utilizado pelo El Corte Inglés para publicitar a sua aplicação móvel em 2021, que acaba também por ser um reflexo da crescente aposta dos retalhistas neste tipo de funcionalidade. Pingo Doce, Lidl, Auchan, Continente, Minipreço são alguns dos exemplos portugueses.

De acordo com uma pesquisa da Airship − plataforma de gestão de aplicações móveis – realizada a 11.000 consumidores de todo o mundo, 78% dos entrevistados referiram utilizar apps para fazer as suas compras em retalhistas. A percentagem mostrou-se superior em famílias de classe mais alta (82%), assim como na geração millennials (81%).

 

A aposta em realidade aumentada, permitindo ao utilizador experimentar os produtos, também tem sido uma aposta. Embora em Portugal ainda não seja uma tendência, existem exemplos pelo mundo fora, como é o caso da Amazon, que já possibilita experimentar sapatos forma.

O futuro mostra-se promissor para as aplicações móveis. A omnicalidade é um mantra em crescimento. A experiência de compra unificada deverá passar por estas aplicações de forma a fechar o ‘fosso’ entre o físico e o digital.

 

A conveniência, o acesso offline, os programas de lealdade são algumas das principais razões para esta preferência, assim como a crescente necessidade dos consumidores em fazer compras mais éticas e sustentáveis, com estas aplicações a poderem permitir saber mais detalhes sobre a origem dos produtos, certificações e padrões éticos.

Finalmente, a utilização de inteligência artificial para a personalização terá de envolver uma interface e essa interface poderá ser o mobile, onde toda a informação sobre as compras estará disponível para tal.

 

Fica agora a dúvida se o retalho vai conseguir implementar essa visão.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever