É lançado este mês a versão em inglês livro “Out of the Office-Love Where you Work”, uma obra que apresenta o escritório do futuro com exemplos internacionais e case studies da EDP e de outras empresas e empreendedores portugueses que têm adotado novos modelos de trabalho.
Da autoria de Carlos Gonçalves, o livro internacional chega em forma de e-book e é dedicado ao ‘escritório do futuro’, que combina conceitos de Escritório Virtual, Teletrabalho e Coworking.
“Este livro vem questionar o paradigma do escritório tradicional tal como o conhecemos até aqui. Os empreendedores e as organizações de pequena dimensão estão a seguir o exemplo das multinacionais que estão a demonstrar que a flexibilidade laboral e os novos modelos de trabalho baseados na tecnologia e em soluções flexíveis, como o Coworking, são essenciais para o seu desempenho. A motivação dos profissionais e o aumento da sua produtividade, bem como o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, dependem cada vez mais dos espaços de trabalho e da forma como as pessoas se enquadram nos mesmos”, explica Carlos Gonçalves, CEO do Avila Business Centers, sediado em Lisboa.
À semelhança da versão lançada em Portugal em 2013, o e-book em língua inglesa revela vários casos reais e descreve estórias de pessoas e de empresas nacionais e internacionais que se tornaram mais eficientes e produtivas ao apostarem na adoção de novos modelos de trabalho e de espaços de trabalho inovadores e de tecnologia colaborativa.
A versão internacional incorpora ainda todas as novas tendências e melhores práticas que ganharam expressão ao longo do último ano: da sustentabilidade ambiental, através do exemplo da Sede da EDP em Espanha, passando pelos mais recentes estudos da multinacional Steelcase relacionados com necessidade de se conceberem e adaptarem espaços de trabalho também aos profissionais mais introvertidos.
O livro aborda ainda outros exemplos oriundos do Reino Unido, como é o caso do eOffice, o primeiro espaço de Coworking na Europa e um dos primeiros no mundo, assim como do Officenter, um centro de negócios sediado na Bélgica que criou uma rede de espaços de trabalho baseado num modelo inovador de crowdfunding, contando já com dezenas de investidores que são ao mesmo tempo utilizadores daqueles espaços.
“O Escritório é cada vez mais o local onde as pessoas estão em determinado momento. Um pouco por todo o mundo multiplicam-se os exemplos de como as empresas estão a implementar os novos modelos de trabalho centrados no indivíduo, moldando o seu funcionamento às exigências de mobilidade e flexibilidade da economia moderna. Exemplos como a Siemens ou a Accenture nos Estados Unidos, à Vodafone na Holanda, passando pela Repsol em Espanha são inúmeros os casos de como estes novos modelos de trabalho flexíveis começam a ser integrados nas próprias empresas”, acrescenta Carlos Gonçalves
A versão internacional do livro Out of the Office-Love Where you Work está disponível na Amazon, no Google Play e no iTunes.