A cadeia britânica de supermercados Asda anunciou que vai disponibilizar uma “caixa depósito” para devoluções através de uma máquina de atendimento autónomo, em que os consumidores podem depositar produtos indesejados ou com defeito e serem reembolsados automaticamente.
O teste vai decorrer numa loja em Manchester e os clientes que desejem devolver produtos, que podem variar de itens de supermercado a produtos elétricos, têm de passar os seus recibos de compra e código de barra do produto na máquina de atendimento autónomo e colocar os produtos em questão numa rampa ou armário. O sistema também está preparado para efetuar a gestão de trocas de produtos.
Além disso, a rede de supermercados avançou ainda que está a testar um serviço que permite aos consumidores comprarem tabaco ou outros produtos derivados sem filas de espera no local habitual de compra destes itens.
De acordo com a Asda, os testes, que começaram em outubro, pretendem dar resposta a um “ponto crítico” para os compradores, que atualmente ficam na fila do balcão de atendimento ao cliente para comprar tabaco ou derivados, por norma, depois de efetuarem as suas compras no supermercado.
Na mesma altura, a Asda também comunicou que solicitou aos seus funcionários para voltarem ao escritório, pelo menos, três dias por semana e anunciou despedimentos na sede da empresa, com o intuito de “remover cargos duplicados e simplificar estruturas”. A cadeia de supermercados também referiu que estas mudanças entram em vigor a partir de janeiro de 2025.