Quantcast
Logística

Asda também avança com ‘piloto’ de entregas autónomas no Reino Unido

asda wayve autónomo

A cadeia de supermercados Asda anunciou durante os últimos dias que também se irá ‘aventurar’ no teste de soluções de entrega ao consumidor em veículos autónomos.

Com a necessidade de aumentar a sua eficácia operacional e continuar a servir os seus clientes com critérios de excelência, a Asda anunciou ter formado uma parceria com a Wayve para testar entregas sem condutor.

 

Segundo o explicado, neste primeiro ‘piloto’, a retalhista irá servir uma comunidade de 170 mil pessoas em mais de 72 mil lares de Londres, com os veículos da Wayve a serem ‘carregados’ na sua super store em Park Royal, em West London.

Simon Gregg, vice-presidente de comércio eletrônico da Asda, referiu que a retalhista acredita “que a tecnologia autónoma é uma excelente oportunidade para moldar o futuro das entregas, não apenas na nossa loja Park Royal, mas em toda a nossa operação nacional”.

 

“Através da nossa parceria com a Wayve, estamos a testar esta tecnologia para entender como ela pode ajudar nas nossas movimentadas operações de loja, ao mesmo tempo que adicionamos uma opção única, confiável e eficiente para que os clientes da Asda tenham toda uma gama de produtos entregues à sua porta”, acrescentou.

Numa primeira fase deste ‘piloto’, os veículos autónomos terão um funcionário da Asda e um motorista de segurança da Wayve que irão supervisionar as entregas.

 

Para fazer o projeto funcionar, a Wayve irá usar a tecnologia AV2.0 para treinar o seu software de IA para aprender com a experiência, ganhando rotinas sobre como conduzir em qualquer ambiente, resultando num sistema que não é delimitado geograficamente por mapas altamente detalhados ou rotas predefinidas.

Aliás, o grande benefício da parceria e do sistema da Wayve reside no facto de a tecnologia desenvolvida por esta empresa permitir que os veículos se dirijam de forma autónoma a qualquer lugar do seu domínio urbano, incluindo locais onde nunca estiveram antes.

 

Veja como funcionará este serviço:

Walmart confirma: 65% das lojas serão automatizadas daqui a 3 anos

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever