Quantcast
Economia

Inflação preocupa mais de metade dos consumidores europeus

Inflação preocupa mais de metade dos consumidores europeus

Mais de metade dos inquiridos europeus (58%) revelaram como a sua principal preocupação, o aumento dos preços, segundo os dados do último “European Consumer Pulse Survey”, um estudo realizado pela McKinsey’s, que inquiriu 1000 consumidores na Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido. Os consumidores do país britânico, com uma percentagem de 69%, citaram a inflação como a principal preocupação.

A maioria dos inquiridos (95%) constatou alterações no preço dos bens que adquiriam frequentemente.

 

O estudo mostrou ainda o pouco otimismo dos consumidores acerca da recuperação económica, com 43% dos inquiridos a afirmarem-se como pessimistas quanto à recuperação económica.

Quanto ao comportamento de compra, nos últimos três meses, quatro em cada cinco consumidores alteraram-no, enquanto 20% não fizeram nenhuma mudança no seu comportamento. Metade dos inquiridos afirmou ter experimentado uma marca própria e 21% planeiam experimentar, nos próximos três meses, um retalhista diferente. A mudança de marca de mercearia e de bens essenciais foi mencionada num rácio de seis em cada dez consumidores.

 

O “European Consumer Pulse Survey” revelou também a diminuição dos gastos dos consumidores, com quatro em cada dez inquiridos, a afirmarem terem reduzido os gastos com bens não alimentares. Espanha, Itália e Reino Unido foram os países em que mais de um terço dos consumidores usaram as suas economias para fazer face às despesas.

A cautela dos consumidores com os gastos na época festiva 

Os consumidores esperam comprar menos no fim deste ano. Dois terços dos inquiridos planeiam fazer menos compras ou não comprar durante a época festiva e 61% está a planear gastar menos do que nos anos anteriores. Apenas 10% não planeiam fazer compras de fim de ano.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever