Quantcast
Retalho

Auchan lança novo serviço ‘sustentável’. DIA adere ao SDR

A Auchan anunciou esta terça-feira, 13 de dezembro, ter lançado um novo serviço para compras online. Na prática, os shoppers que fizerem compras via canais online poderão devolver os sacos de plástico utilizados nas entregas.

Para o efeito, o consumidor passa a poder entregar os sacos da encomenda anterior e beneficiar de um desconto equivalente ao seu valor, na compra dos sacos da nova encomenda. “Para tal, basta indicar no processo de checkout o total de sacos a devolver, até ao número máximo necessário para a preparação do novo pedido. Os sacos devolvidos serão novamente enviados para reciclagem, contribuindo assim para um fim de vida responsável e para a redução da pegada de carbono”, explica-se.

 

“Recorde-se que os sacos utilizados nas compras online – Eco Circulares – já eram mais amigos do ambiente, por serem feitos a partir de resíduo de plástico separado nas lojas Auchan. O plástico que constitui o saco é 100% de origem reciclada e 100% reciclável no seu fim de vida”, acrescenta a retalhista em comunicado.

 

DIA assina protocolo de adesão ao SDR Portugal

Também o DIA Portugal assinalou esta terça-feira mais um marco na sua estratégia. Segundo comunicado enviado às redações, a cadeia retalhista assinou “um protocolo de adesão à SDRetalhistas, associada do SDR Portugal, candidato à gestão do futuro Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) das embalagens de bebidas não reutilizáveis a criar em Portugal, conforme definido na legislação europeia e sob as orientações a definir pelo Governo português”.

 

O Dia Portugal, representante da insígnia Minipreço, junta-se, desta forma, às insígnias Auchan, Intermarché, Lidl, Pingo Doce, SonaeMC, Mercadona e makro, (representadas pela Associação SDRetalhistas), às empresas Água do Fastio, Águas das Caldas de Penacova, COCA-COLA, Empresa das Águas do Areeiro, Empresa das Águas do Vimeiro, Empresa de Cervejas da Madeira, Font Salem Portugal, Grupo Areeiro, Monchique Mineral Water, Parmalat Portugal, SCC – Sociedade Central de Cervejas, Sumol+Compal, Super Bock Group, UNILEVER FIMA e às Associações APIAM – Águas Minerais e de Nascente de Portugal e PROBEB – Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (representadas pela Associação Circular Drinks).

Ainda em nota divulgada junto das comunicação social, explica-se que a “adesão da Dia Portugal ao SDR Portugal está enquadrada na política de sustentabilidade do Grupo Dia que define, entre outros, a prioridade em contribuir para impulsionar a adoção de medidas em toda a cadeia de valor que favoreçam uma melhor perceção sobre a reciclagem, despertando a urgência na adoção de medidas eficazes e concretas com vista à obtenção de melhores resultados, em particular no cumprimento das metas nacionais de recolha seletiva de embalagens de bebidas não reutilizáveis”.