A Escolha do Consumidor revelou, com base num estudo online, que a maior parte (39%) dos consumidores planeia gastar entre 100 a 250 euros em presentes. Já 29% entre 250 a 500 euros. Apenas 9% planeia gastar mais de 500 euros, enquanto 23% prefere reduzir os custos e gastar até 100 euros.
Segundo explicado em comunicado, a Escolha do Consumidor também questionou a quantas pessoas os consumidores iriam oferecer prendas de Natal este ano: 46% respondeu entre cinco a dez pessoas, 27% apenas até cinco pessoas e outros 27% pretende oferecer a mais de dez pessoas. 64% quer manter a tradição de comprar nas lojas físicas, no entanto 36% dos consumidores já pretende fazer as suas compras online.
Neste estudo, 71% dos consumidores revela que planeia comprar antecipadamente os seus presentes de Natal e apenas 29% costuma comprar por impulso.
Para a escolha dos presentes, 35% dá preferência a artigos com descontos e 33% dá primazia à qualidade dos produtos. Roupa e acessórios de moda é a opção de compra dos presentes para 41% dos consumidores.
“Ao nível dos gastos, muitos consumidores planearam com antecedência as suas compras, o que demonstra atenção à atual conjuntura e preocupação com a gestão financeira, resistindo à compra por impulso”, comenta o CEO da Escolha do Consumidor, José Borralho.
Sobre o estudo
Este questionário foi respondido por um universo de 79% consumidores do sexo feminino e 21% do sexo masculino. Quanto às idades compreendidas dos inquiridos: 39% têm entre 35 a 44 anos, 24% entre 26 a 34 anos, 14% entre 45 a 54 anos, a faixa etária com mais de 55 anos corresponde a 15% dos inquiridos e a mais nova (18 a 24 anos) corresponde aos restantes 8%. 44% destes consumidores estão localizados na zona da Grande Lisboa, 25% na zona Norte, 11% na zona do Grande Porto e a restante percentagem encontra-se distribuída em vários pontos do país.