As compras no comércio digital global deverão ultrapassar, segundo um estudo recente da Juniper Reserach, os 18,7 biliões de dólares (cerca de 17 biliões de euros), em 2024. Este valor corresponde a um aumento de 66% no período referente aos últimos cinco anos e mais 7,5 biliões de dólares face ao ano de 2019 quando o valor global atingiu os 11,2 biliões de dólares (pouco mais de 10 biliões de euros).
O relatório “Digital Commerce: Key Trends, Sectors & Forecasts 2019-2024”, constatou que o maior setor do comércio digital é a compra remota de bens físicos, que terá sido responsável por apenas 27% de todo o comércio digital no final de 2019.
De resto, diz a Juniper, o mercado de comércio eletrónico está a ser impulsionado pelos comerciantes digitais nativos e por um renovado foco dos retalhistas tradicionais no conceito físicos, oferecendo experiências omnicanal diferenciadoras para garantir um fluxo de receitas futuras.
A Juniper Research destaca ainda a experiência do utilizador por meio dos canais digitais como o próximo campo de batalha crucial para os retalhistas, concluindo que o atrito reduzido no processo de checkout, apesar dos requisitos de segurança aumentados, é uma das exigências essenciais para o sucesso.