Quantcast
Retalho

Black Friday: Das encomendas danificadas às tendências do consumidor

Black Friday: Das encomendas danificadas às tendências do consumidor iStock

62% dos inquiridos europeus que afirmaram fazer compras online e receberam, pelo menos, uma encomenda danificada. É a conclusão do último estudo da DS Smith que analisou o estado em que os compradores recebem em casa as encomendas resultantes de compras online.

A análise, realizada em Espanha, Itália, Reino Unido, Alemanha e Polónia a cerca de 10 mil pessoas, e que incidiu nos consumidores que receberam encomendas danificadas, concluiu que os inquiridos receberam um total de três encomendas com defeitos no último ano, com um valor médio de 63,72 euros por artigo.

 

Segundo o estudo realizado em outubro deste ano, os produtos mais frequentemente danificados incluem vestuário (24%), calçado (18%), tecnologia para uso pessoal, como telemóveis, tablets ou computadores (15%), eletrodomésticos (14%) e produtos de beleza e cosmética (14%).

No que toca ao impacto da Black Friday no comércio eletrónico nestas cinco economias europeias, este ano, 54% dos inquiridos que compram online optarão por fazer compras online nesta data. O estudo revelou que o e-commerce continua a crescer, impulsionado pelo interesse em categorias como a moda e a tecnologia, que são as mais solicitadas nesta altura do ano.

 

Entre os inquiridos que vão comprar na Black Friday e na Cyber Monday, o vestuário está no topo da lista de compras (51%), seguido da tecnologia (38%), do calçado (31%), dos produtos de beleza e cosmética (26%) e dos eletrodomésticos (23%).

Além disso, o relatório também antecipou que 358 milhões de embalagens vão ser devolvidas durante a Black Friday, este ano, em toda a Europa.

 

“As promoções da Black Friday atraem cada vez mais consumidores, mas temos de nos lembrar que cada embalagem danificada tem um custo ambiental e económico. Não só se desperdiça material e dinheiro, como as emissões de CO₂ aumentam devido às devoluções e reenvios”, explicou Diogo Mendonça Tavares, Head of Commercial Operations Iberia da DS Smith.

E continua: “hoje em dia, compramos quase tudo online, mas durante o transporte, os produtos podem ser esmagados, sofrer quedas ou impactos. Uma embalagem bem desenvolvida é essencial para garantir que os artigos chegam a casa em ótimas condições”.

 

Black Friday e Cyber Monday: As 3 tendências da Manpower
De acordo com a Manpower, existem três tendências que estão a moldar o mercado, tendo em conta a Black Friday e a Cyber Monday.

Sustentabilidade e escolhas eco-conscientes
Segundo dados da IBM – Insititute for Business Value-, mais de metade dos consumidores de todas as idades afirma que a sustentabilidade é mais importante para eles hoje do que era há 12 meses. Para responder a esta exigência, vários retalhistas têm vindo a adotar práticas mais amigas do ambiente, como a “Green Friday”, programas de reciclagem ou promoções em produtos sustentáveis, combinando descontos com iniciativas ecológicas.

Experiências de compra em loja
Apesar do crescimento do e-commerce, as compras em loja recuperaram força. A multicanalidade está a impulsionar o seu crescimento e, em 2023, os espaços de venda aumentaram 1% face a 2022, segundo dados do Euromonitor. Este ano, espera-se que a tendência se mantenha, pelo que os retalhistas devem reforçar este canal com experiências que promovam o tráfico à loja, ao mesmo tempo, asseguram um excelente atendimento.

Pagamentos flexíveis com opção “compre agora, pague depois”
No atual contexto económico, com a pressão da inflação e a redução dos orçamentos, os pagamentos flexíveis de “compre agora, pague depois” (Buy Now Pay Later, ou BNPL) estão a revelar-se uma solução para muitos consumidores. De facto, a utilização destas soluções tem vindo a aumentar, com um aumento das encomendas financiadas através de opções de pagamento alternativas como o BNPL.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever