De acordo com o estudo da Escolha do Consumidor, no momento de decisão de compra, os consumidores são influenciados significativamente pelas ofertas do período em questão, com 65% dos participantes a tomar esta decisão com base nas promoções que surgem durante a campanha, sendo que 29% planeia antecipadamente e apenas 6% compra espontaneamente.
Para os períodos promocionais deste ano, 25% dos inquiridos pretende comprar artigos de moda e acessórios, 20% revelou que têm mais interesse em beleza e cuidados pessoais e 16% vai aproveitar para comprar produtos tecnológicos.
Eletrodomésticos (12%) e casa/decoração (11%) registam ainda uma procura significativa por parte dos consumidores. Em oposição, as categorias de brinquedos e jogos (8%), viagens e experiências (5%) e equipamento desportivo (3%) não foram distinguidas para este período de promoções.
Segundo a nota de imprensa, 51% dos portugueses afirmou que vai aproveitar os descontos destes dias para comprar presentes de Natal. 40% indicou considerar a hipótese de antecipar as suas compras, caso encontrem boas oportunidades, enquanto 10% disse preferir adiar as compras de Natal para uma fase posterior.
Questionados sobre quanto preveem gastar na Black Friday e Cyber Monday este ano, 32% dos consumidores pretende gastar nas suas compras entre 50 a 100 euros, 31% entre 100 a 250 euros, 19% indica que prevê gastar entre 250 e 500 euros e apenas 7% prevê um gasto acima dos 500 euros.
Por outro lado, 12% planeia gastar até 50 euros. 31% faz a maioria das suas compras online, com 28% a manifestar a intenção de adquirir produtos exclusivamente em plataformas digitais. Já 20% dos entrevistados, prefere ir às lojas físicas e fazer as suas compras presencialmente. Por fim, uma percentagem mais reduzida (5%) ainda não tomou uma decisão relativamente ao local de compra.
De acordo com a análise, as compras online são maioritariamente motivadas pelos descontos e promoções atrativas (27%), seguindo-se fatores como a comodidade e o conforto (16%) e a rapidez de entrega (14%).
O MB Way destaca-se como o método de pagamento mais utilizado pela maioria dos inquiridos (46%). O estudo também concluiu que o cartão de crédito/débito é também uma das opções preferidas para 30% dos consumidores. Com menor expressão surgem as opções de pagamento em dinheiro nas lojas físicas (10%), o Paypal (10%) e a transferência bancária (4%).
 Por outro lado, as expectativas defraudadas em relação aos descontos (30%) e a falta de stock dos produtos desejados (27%) são os principais fatores de desmotivação nas compras da Black Friday e Cyber Monday. A falta de transparência nas condições das promoções (15%) e a demora na entrega (9%) também são motivos de insatisfação apontados pelos consumidores.