Os projetos LIFE SeaBIL, OCEAN4FUEL e MESMERISING, focados na proteção dos oceanos e dos ecossistemas aquáticos, foram os três projetos vencedores do prémio TransforMAR, lançado este ano pelo Lidl e pelo Eletrão.
De acordo com o comunicado de imprensa, o projeto LIFE SeaBIL, liderado pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, visa a redução do impacto direto e indireto do lixo marinho nas aves que dependem dos ecossistemas costeiros e marinhos, além de promover a consciencialização e incentivar práticas mais ecológicas.
Já a iniciativa OCEAN4FUEL, projeto submetido pela Universidade de Aveiro – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, pretende transformar plásticos marinhos em combustível líquido. Para isso, utiliza um processo denominado pirólise, que permite produzir um combustível compatível com a gasolina e gasóleo.
Por último, o projeto MESMERISING, apresentado pelo Instituto de Telecomunicações, concentra-se no desenvolvimento de tecnologias para a monitorização em tempo-real de microplásticos em meios aquáticos.
O prémio TransforMAR recebeu 38 candidaturas, que foram avaliadas segundo critérios estratégicos: alinhamento com o objetivo de proteção do oceano e dos ecossistemas aquáticos; robustez e/ou capacidade de implementação; inovação e criatividade; e qualidade do pitch.
De acordo com a nota de imprensa, podiam candidatar-se projetos nas áreas de redução de plástico nos oceanos; limpeza dos mares e orla costeira; transformação e/ou reciclagem de resíduos marinhos; proteção das espécies marinhas e sensibilização e/ou educação ambiental.
O programa é uma iniciativa que conta também com o apoio da Marinha Portuguesa e a Brigada do mar, assim como com a parceira com a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e Quercus.
A comunicação dá ainda conta de que, desde 2018, o TransforMAR recolheu mais de 253 toneladas de resíduos plásticos e metal das praias, mares e rios portugueses, transformando-os em benefício da comunidade.