Quantcast
Sustentabilidade

Tetra Pak Tubex Portugal passa a produzir exclusivamente palhinhas de papel

A Tetra Pak anunciou o fim da produção de palhinhas de plástico na fábrica da Tetra Pak Tubex Portugal, passando a produzir as de papel.

A Tetra Pak anunciou o fim da produção de palhinhas de plástico na fábrica da Tetra Pak Tubex Portugal, Lisboa. Em comunicado, a empresa revela que já alterou todas as linhas de produção desta fábrica para produzir exclusivamente palhinhas de papel.

Esta mudança permite à empresa cumprir os requisitos legais definidos pela União Europeia na sua Diretiva sobre Plásticos de Uso Único (SUP).

A gerente da Fábrica Tetra Pak Tubex Portugal, Daniele De Franciscis, considera que “urge a mudança e como tal vamos continuar agora a escrever a nova página da fábrica de Lisboa, com a expansão das palhinhas de papel, suportando a ambição de Sustentabilidade da Tetra Pak”.

As palhinhas de papel da Tetra Pak são certificadas de acordo com os standards da FSC® (Forest Stewardship Council®), por forma a garantir que o papel utilizado vem de florestas com gestão responsável e outras fontes controladas. As palhinhas de papel são recicláveis juntamente com a embalagem de cartão, deixando-as dentro da embalagem e, sendo esta, por último, colocada no ecoponto amarelo.

“A utilização de palhinhas de papel, aumenta a percentagem de materiais renováveis na embalagem, reduzindo a dependência de recursos fósseis, auxiliando na melhoria da reciclagem e minimizando o lixo”, explica a empresa.

Recorde-se que recentemente, a Tetra Pak, lançou tampas integradas nas embalagens, fabricadas com polímeros vegetais e que permitem uma melhor reciclagem.