Quantcast
Sustentabilidade

Lidl pretende alcançar zero emissões de gases com efeito de estufa até 2050

Lidl pretende alcançar zero emissões de gases com efeito de estufa até 2050 Direitos Reservados

O Grupo Lidl anunciou que pretende atingir a meta de zero emissões de gases com efeito de estufa (GEE) até 2050, tendo-se comprometido com novos objetivos climáticos na cadeia de fornecimento, que assegurem práticas empresariais sustentáveis e a proteção do clima como parte da sua estratégia internacional de sustentabilidade.

De acordo com o comunicado de imprensa enviado às redações, o objetivo de zero emissões inclui as emissões de Scope 3, ou seja, a cadeia de valor a montante e a jusante do Lidl, onde são geradas mais de 90% das emissões totais do grupo.

 

Neste sentido, o Grupo conta, até 2034, reduzir as suas emissões de GEE na agricultura, silvicultura e outras utilizações do solo em 42,4% (“emissões FLAG”), estando também empenhado em reduzir 35% das suas emissões nos setores da energia e indústria (“emissões E+I”) durante o mesmo período.

O Grupo comprometeu-se ainda com os seus maiores fornecedores, responsáveis por 75% das emissões de Scope 3, relacionadas com produtos, a atingir objetivos de redução até 2026, de acordo com a Iniciativa Science Based Targets (SBTi), entidade que apoia as empresas na definição de objetivos com base científica para reduzir as emissões de GEE, em consonância com a mais recente ciência climática.

 

Segundo a nota de imprensa, desde 2019, o Grupo já reduziu 52% das emissões de GEE em todos os países onde opera, em particular, devido à utilização de energias renováveis, uma vez que, desde 2022, em todos os países, o Lidl passou a utilizar 100% de eletricidade ‘verde’ em todas as lojas, centros logísticos e edifícios de escritórios.

Em Portugal, esta redução de emissões operacionais foi de 55%.

 

“O Lidl já fez progressos significativos na proteção do clima. Queremos oferecer aos nossos clientes produtos a preços acessíveis que estejam de acordo com os nossos objetivos climáticos”, afirmou Cristina Hanganu, Diretora de Corporate Affairs e CSR do Lidl Portugal.

E continua: “as alterações climáticas são um dos maiores desafios da atualidade. Com objetivos ambiciosos e ações decisivas, no Lidl, estamos a assumir esta responsabilidade e a trabalhar para sermos parte da solução”.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever