Quantcast
Tecnologia

Impacto GenAI: alterações no Tráfego Online direcionam as empresas para o E-mail Marketing

Impacto GenAI: alterações no Tráfego Online direcionam as empresas para o E-mail Marketing Direitos Reservados

Até 2028, as marcas devem estar preparadas para uma redução de, pelo menos, 50% no tráfego orgânico dos seus sites, à medida que os consumidores adotam a pesquisa baseada em Generative Artificial Intelligence (GenAI). Esta é uma das principais conclusões apontadas pela Gartner no seu estudo “The Future of Marketing: 5 Trends and Predictions for 2024 and Beyond”, publicado este ano.

Segundo o relatório, a rápida expansão da Inteligência Artificial baseada em GenAI nos motores de busca, terá um impacto significativo, ao transformar a forma como os consumidores obtêm informação. Este fenómeno ameaça interromper a geração de receitas e leads através dos canais de pesquisa orgânica, o que desafia as marcas a adaptarem as estratégias. De acordo com o estudo da Gartner, para reduzir este impacto as empresas devem concentrar-se em palavras-chave focadas na conversão, além de intensificar a aposta em canais tradicionais, como o e-mail marketing.

 

“Enquanto a GenAI muda o jogo, o e-mail marketing permanece como um canal direto para construir conexões autênticas com o nosso público, ao superar as flutuações temporais de outros canais. Esta ferramenta flexível é capaz de enviar mensagens altamente segmentadas, adaptadas às necessidades individuais dos destinatários, com engagement duradouro”, explica Marcelo Caruana, Head de Marketing da E-goi – plataforma de automação de marketing omnicanal.

Apesar de ser um canal tradicional, o e-mail marketing tem se adaptado às inovações, ao intensificar ainda mais a personalização na experiência para o público, principalmente aliado à própria Inteligência Artificial. “Alguns exemplos da utilização da IA no e-mail marketing são: para personalizar o assunto dos e-mails e aumentar a taxa de abertura; para enviar o e-mail automaticamente no dia e horário da semana com maior probabilidade de ser aberto pelo cliente; e para personalizar o conteúdo e os produtos indicados no e-mail de acordo com os últimos interesses e comportamentos de cada cliente, aumento a taxa de conversão. Todas essas soluções estão disponíveis na plataforma E-goi”, conclui Marcelo Caruana.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever