Sustentabilidade

Há uma nova ‘Aliança Global para o Fim dos Resíduos Plásticos’

Há uma nova ‘Aliança Global para o Fim dos Resíduos Plásticos’

30 empresas da cadeia de valor de plásticos e bens de consumo lançaram a nova ‘Aliança para o Fim do Resíduo Plástico’ (AEPW – Alliance to End Plastic Waste). O objetivo da organização, é criar soluções para minimizar e gerir os resíduos plásticos, promovendo soluções para plásticos usados e uma economia circular.

A aliança pretende investir cerca de 1500 milhões de dólares nos próximos cinco anos e ajudar a acabar com os resíduos plásticos no meio ambiente. “Os membros são fabricantes de produtos químicos e plásticos, empresas de bens de consumo, retalhistas, empresas de transformação e gestão de resíduos – eles representam o leque de empresas que produzem, usam, vendem, processam, recolhem e reciclam plásticos. A aliança tem trabalhado em conjunto com o World Business Council for Sustainable Development como parceiro fundador estratégico”, explica a Henkel, que também integra a aliança, em comunicado.

As empresas envolvidas trabalharão, assim, no sentido de desenvolver infraestruturas para recolher e gerir resíduos e aumentar a reciclagem; inovar para impulsionar novas tecnologias que tornem a reciclagem e a recuperação de plásticos mais fácil e criem valor a partir de todos os plásticos usados; educar e envolver governos, empresas e comunidades para mobilizar ações; e limpar as áreas de concentração de resíduos plásticos já existentes no meio ambiente, principalmente os principais condutores de resíduos, como rios, que transportam resíduos plásticos terrestres para o mar.