Sustentabilidade

União Europeia quer banir utilização de plástico descartável

União Europeia vai banir utilização de plástico descartável

O Parlamento Europeu aprovou esta quarta-feira (24 de outubro) uma proposta para banir a utilização de plásticos descartáveis em todos os Estados-Membros, nomeadamente sacos, palhinhas, produtos de plástico oxodegradável e recipientes para alimentos e bebidas de poliestireno expandido.

De acordo com a Reuters, a proposta pretende colocar a responsabilidade de reciclagem nas mãos da indústria, reforçando a estratégia recentemente anunciada pela Comissão Europeia para proibir a utilização de seis produtos de plástico descartável.

A agência noticiosa diz também que a proposta pede que os produtos de plástico descartável que tenham já alternativas ‘sustentáveis’ sejam banidos até 2021. Para além disso, com esta proposta, os Estados-Membros passam a ter que assegurar a recolha seletiva e a reciclagem de pelo menos 90% das garrafas de plástico descartáveis até 2025.

Os Estados-Membros devem agora elaborar planos nacionais que descrevam as medidas adotadas, “incentivando a utilização de produtos que se adequem a múltiplas utilizações e que possam ser preparados para reutilização e reciclados”, refere a proposta.