Sustentabilidade

Grupo Bimbo quer ser “100% renovável até 2025”

Grupo Bimbo quer ser “100% renovável até 2025”

O Grupo Bimbo assumiu esta sexta-feira (28 de setembro) o compromisso de utilizar energia elétrica 100% renovável a nível global até 2025. A empresa tornou-se ainda a primeira do México e da América Latina a aderir à RE100, uma iniciativa global em que as empresas se comprometem a utilizar energia elétrica proveniente de fontes renováveis.

A companhia compromete-se, assim, a abastecer-se de energia limpa nos 32 países onde opera, através de um ou vários esquemas de soluções energéticas, tais como Power Purchase Agreements (PPA), compra de certificados de Energia Renováveis (REC ou GO), investimento para geração distribuída e compra de energia limpa direta.

Daniel Servitje, Presidente e Diretor Geral do Grupo Bimbo, sublinha que “comprometemo-nos a transformar a nossa operação em 100% renovável é um passo muito importante para construir uma empresa sustentável, altamente produtiva e plenamente humana. Com operações em 32 países, este é um desafio que assumimos com clara convicção e responsabilidade de forma a contribuir para um planeta melhor, a pensar nas gerações presentes e futuras.”

Já Jorge Zárate, Diretor Global de Operações do Grupo Bimbo e líder da iniciativa ambiental da empresa, refere que “somos a primeira empresa no México e também na América Latina a unir-se à RE100. Esperamos que no futuro sejamos muitas mais empresas da região a unir-se a este grande projeto recorrendo a fontes limpas”.

Este ano, a empresa inaugurou no México a ‘Bimbo Solar’ com diversos sistemas sob o esquema de geração distribuída através de painéis solares. Já no passado mês de abril a empresa anunciou que em 2019 será 75% renovável a nível mundial, depois de assinar um acordo para um parque eólico de 100 MW, que irá transformar a operação dos Estados Unidos em 100% renovável, alcançando no total, uma redução de 440 000 toneladas de CO2 por ano globalmente.