A AGQ Labs e a Labiagro, ambas com mais de 20 anos de experiência em Portugal, uniram-se para operar através de uma única empresa, a AGQ Portugal SRL, e sob a marca AGQ Labiagro, de forma a criar novos serviços na fileira agroalimentar.
De acordo com o comunicado de imprensa, a AGQ Labiagro conta oferecer uma gama mais ampla e diferenciada de serviços de segurança alimentar e controlo de qualidade, especialmente na análise de resíduos de pesticidas.
A nota de imprensa dá ainda conta que a AGQ Labs também vai reforçar a gama oferecida pela Labiagro em microbiologia, enquanto vai promover novos testes físico-químicos e de contaminantes de acordo com os mais elevados requisitos da indústria e da regulamentação.
Além disso, a gama anterior vai ser complementada com análises agronómicas, tendo como serviço mais diferenciador o acompanhamento nutricional das culturas, que será complementado com análises de solo, água, foliares e fertilizantes.
Para Margarida Pinto, Gerente Executiva da Labiagro, empresa do grupo ISQ, “este é um passo muito importante para nós, pois, além do nosso conhecimento do mercado português e das nossas capacidades atuais, vamos adicionar a ampla gama de serviços de ensaio e inspeção que a AGQ Labs oferece. Estou convicta de que vamos criar a oferta de valor mais atrativa para a cadeia de valor agroalimentar portuguesa”.
Já Arantxa Benito, Diretora da AGQ Labs Iberia, destacou a importância da AGQ Labs “se aliar a uma empresa local, com uma longa trajetória na qual, graças à qualidade e rigor dos seus serviços, conquistou uma excelente reputação no mercado”.
O centro de produção vai continuar a ter lugar na sede da Labiagro, em Oeiras, sendo reforçado com novos equipamentos e colocados ao dispor novos métodos analíticos.
De recordar, e segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que a fileira agroalimentar apresentou um volume de negócios de 31.499 milhões de euros em 2022, sendo esta indústria composta por cerca de 126.810 empresas e 307.101 colaboradores.
Em 2023, as exportações da fileira agroalimentar totalizaram 9,954 mil milhões de euros, representando 12,83% das exportações totais portuguesas de bens e um crescimento de 6,5% face ao ano anterior, “demonstrando a relevância do setor agroalimentar para a economia e a competitividade do país”, salienta a comunicação.
No ano passado, Portugal exportou para 177 mercados, sendo Espanha, França, Brasil, Países Baixos e Reino Unido os principais mercados e representando cerca de 58,95% das exportações totais do setor.