O mercado global da Identificação por radiofrequência (RFID) vai continuar a expandir-se este ano. De 11,74 mil milhões de euros (12,8 mil milhões de dólares) em 2022 vai crescer para os 12,83 mil milhões (14 mil milhões em dólares). A estimativa é da IDTechEx.
O retalho é o maior setor de aplicação do RFID em termos de números de etiquetas. Só no retalho de moda serão necessárias 24 mil milhões de etiquetas este ano. No entanto, neste subsetor, o RFID só representa apenas 30% do mercado.
A IDTechEx antecipa o crescimento da sua utilização além do vestuário, principalmente, após a Walmart ter anunciado que vai exigir que os fornecedores utilizem estas etiquetas nos produtos vendidos na sua loja. Vários especialistas consideram que esta regra levará à adoção quase universal deste sistema nos Estados Unidos da América. Aliado a isso, com a crescente procura por mais transparência sobre os produtos, espera-se que a ligação entre a tecnologia RFID e, por exemplo, códigos QR possa auxiliar as retalhistas a fornecerem mais informação sobre o ciclo de vida dos produtos.
Além do setor do retalho, o setor do supply chain e logística também recebeu forte interesse e investimento e tem vindo a registar um crescimento constante.