O estudo, publicado no site da Call Center Magazine Espanha, tem por base mais de 4000 questionários realizados em toda a Europa e que, segundo aquele site “são dados que os gestores de contact center deveriam ter presentes para dotar de valor acrescentado os serviços de relacionamento com os clientes”.
Em Espanha os utilizadores têm uma relação de proximidade com os telemóveis e utilizam funções avançadas desses equipamentos. 40% acedem semanalmente à internet no telemóvel, praticamente a mesma percentagem que envia e recebe correio electrónico a partir desses dispositivos. Também o acesso à internet está a subir em Espanha.
Ao perceberem o valor dos serviços e aplicações móveis, também aceitam os custos inerentes. 11% dos espanhóis estão mesmo dispostos a pagar para receber SMS com alertas sobre os consumos de gás ou água.
Destaque ainda para a evolução da banca móvel. O número de utilizadores que usufruiu de algum serviço de banca online móvel duplicou em18 meses, passando de 9% para 18% dos utilizadores.
21% dos espanhóis utiliza redes sociais no telemóvel pelo menos uma vez por semana e 32% utilizam programas como o messenger ou o Skype. O estudo foi realizado pela consultora Informa para a Buongiorno, segundo o qual o número de utilizadores deste tipo de serviços se vai multiplicar em cinco vezes.