Quantcast
Customer Experience

Consumidores preveem aproveitar descontos da Black Friday, mas mostram-se mais conscientes

A Klarna, rede global de pagamentos e assistente de compras baseada em IA, desenvolveu o inquérito ‘Holiday Report’ para compreender o comportamento de compra dos portugueses no período da Black Friday e das festividades. A análise indicou que 69% dos consumidores inquiridos tem a certeza ou acredita que vai aproveitar os descontos da Black Friday, mas 47% mostra prudência no ato da compra.

Apesar dos números demonstrarem um forte impulso para as compras durante a Black Friday, o inquérito evidenciou também alguma preocupação com o contexto financeiro. 47% dos consumidores responderam que só vão comprar o que puderem pagar e apenas 8% afirmou que eventualmente irá gastar muito durante esta época. No que toca à compra de produtos de valor mais elevado (Eletrónica, Joalharia, Mobiliário, etc), 62% dos homens afirma que espera pela Black Friday para fazer esse tipo de compras vs. 52% das mulheres portuguesas inquiridas.

 

Englobando todas as categorias de produtos, são a “Roupa e Sapatos (54%), Eletrónica (50%), Entretenimento (23%) e Produtos para Crianças (22%)” onde os portugueses pretendem apostar mais as suas compras, indica o estudo.

Quais são as preferências dos portugueses? Compras online vs loja física

 

O boom do e-commerce não passa despercebido no circuito de compras da época festiva, com a maioria dos portugueses (77%) a acreditar ser mais fácil encontrar preços mais baixos online do que offline. Existem duas categorias de produto em que os consumidores mostram preferência para fazer compras no ambiente de loja física: Roupas & Sapatos e Joalharia e Acessórios. Por outro lado, nas categorias de Eletrónica, Produtos para Crianças, Produtos Automóvel, Entretenimento, Produtos Eróticos, Beleza, Casa & Jardim, Desperto & Lazer, os inquiridos optam pela aquisição online.

Panorama financeiro gera maior necessidade de planeamento

 

De acordo com o inquérito ‘Holiday Report’, a maioria dos gastos nas festividades vão para os presentes (43%) e para as refeições (41%), com o aumento nos preços ao longo deste ano a terem impacto na forma como 81% dos inquiridos em Portugal planeia fazer as suas compras para a época festiva. “Esse planeamento será feito através da compra de presentes ‘budget-friendly’ (69%), a redução de gastos em objetos não-essenciais (61%) e um maior planeamento do menu de festas para evitar o desperdício de alimentar (43%)”, pode ler-se no comunicado enviado pela Klarna.

O inquérito global ‘Holiday Report’ reuniu dados de mais de 15.000 consumidores de 15 países, incluindo Portugal.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever