Um estudo recentemente divulgado pela Netsonda, realizado para a Worten, mostra que os portugueses continuam atentos à possibilidade de poupar nas compras de ‘final de ano’. Assim, 88% do universo de inquiridos para o estudo da consultora dizem estar recetivos a comprar, este ano, na Black Friday.
Mas há mais dados interessantes. De acordo com os resultados partilhados com a comunicação social, 45% dos consultados diz que usará tanto a loja física como a loja online para usufruir destas promoções, um valor que decresceu 6% face a 2022.
Em termos de valor que se dispõem a pagar, os inquiridos indicam, em média, estar dispostos a desembolsar 359 euros (mais 33 euros que em 2022), sendo que 42% dos inquiridos afirma que irá conter-se face aos valores gastos o ano passado.
Em termos de categorias mais procuradas, destaque para a tecnologia, mas também a moda e acessórios e os eletrodomésticos, bem como para os livros, que ultrapassaram, em termos de preferência, a categoria de perfumes e cosmética.
“A Black Friday continua a ser um dos momentos mais relevantes do ano para a Worten e é muito satisfatório perceber que estamos no top of mind dos portugueses quando pensam em boas oportunidades de compra. Este ano “é tudo à grande” num mês inteiro de grandes descontos em milhares de produtos e entregas grátis para quem comprar online. De salientar que este ano, além do site e das lojas, temos também a app Worten onde vamos, inclusive, ter grandes vantagens e passatempos”, afirma António Fuzeta da Ponte, Head of Brand and Communication da Worten.
Outros dados em destaque:
- Dos que irão comprar ou irão eventualmente comprar, 28% pretende fazê-lo exclusivamente online e 21% exclusivamente offline
- Apesar de manter o 2º lugar, a categoria moda/ acessórios perde terreno (40% em 2023 / 47% em 2022), assim como as categorias de perfumes/ cosméticos (17% em 2023 / 27% em 2022) e jogos/ brinquedos (14% em 2023 / 18% em 2022) que diminuem significativamente face a 2022
- São as mulheres e os mais velhos (45-54 anos) que mais esperam retrair os seus gastos nesta altura
- Aproveitar as promoções para si próprio continua a destacar-se como a principal vantagem associada à campanha Black Friday, com 71%.
- Dois em cada 5 potenciais compradores na Black Friday deste ano costumam começar a acompanhar preços com antecedência, sobretudo quem já comprou anteriormente na Black Friday,