Quantcast
Customer Experience

Conheças as categorias que os portugueses mais procuraram no OLX em 2024

Conheças as categorias que os portugueses mais procuraram no OLX em 2024 iStock

“Carros, Motas e Barcos” (35%), “Tecnologia” (15%) e “Imóveis” e “Móveis, Casa & Jardim” (13% para ambos) foram as categorias mais procuradas pelos portugueses no OLX no decorrer do ano passado.

De acordo com o comunicado de imprensa, categorias como “Bebé & Criança” (3%), “Moda” (6%) e “Telemóveis, Tablets & Smartwatches” (7%) mostraram um nível mais baixo de procura entre os compradores.

 

A análise sobre a dinâmica de oferta, procura e interações na plataforma durante o ano de 2024, revelou ainda que os meses que registaram uma maior procura no ano passado foram agosto (9%), julho (8%) e maio (7%). Em contrapartida, dezembro (2%), novembro (3%) e outubro (4%) foram os meses que apresentaram uma menor procura por parte dos consumidores.

“O ano de 2024 representou um panorama muito dinâmico no portal, o que reflete as mudanças nas preferências dos consumidores e também na oferta disponível. Estes dados demonstram que o OLX continua a evoluir face às alterações no comportamento dos utilizadores e continua em constante evolução para atender, cada vez melhor, as necessidades atuais do mercado”, referiu Andreia Pușcoci, Brand Manager do OLX Portugal.

 

A análise também verificou que o top 3 das categorias com mais oferta em 2024 foi liderado pela categoria “Carros, Motas e Barcos”, com mais de 14 milhões de anúncios publicados no portal. “Moda” e “Tecnologia” ocuparam a segunda e terceira posição do pódio (mais de 5 milhões e 3 milhões de anúncios, respetivamente). Com um baixo número de anúncios destacaram-se as categorias “Telemóveis, Tablets & Smartwatches” (871.616), “Desporto” (1.526.483) e “Imóveis” e “Móveis, Casa & Jardim” (2.989.971 nos dois casos).

Tendo em consideração o ano de 2023, verificou-se uma queda generalizada na procura, sobretudo nas categorias “Bebé & Criança” (-21%), “Imóveis” e “Móveis, Casa & Jardim” (-19% ambos). No entanto, a oferta cresceu na categoria de “Moda” (+14%), “Bebé & Criança” (+5%) e “Desporto” (+3%). Já “Telemóveis, Tablets & Smartwatches” (-5%), “Carros, Motas e Barcos” (-4%) e “Tecnologia” (-3%) registaram a maior diminuição na oferta comparativamente ao ano de 2023.

 

Relativamente às interações nos anúncios, o total de iniciativas de contacto caiu de cerca de 75 milhões em 2023 para 63 milhões em 2024, refletindo-se assim numa redução de -15% na relação entre utilizadores.

 

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever