Quantcast
Economia

Black Friday: Portugueses gastam mais este ano

Black Friday: Portugueses gastam mais este ano

O consumo dos portugueses durante a Black Friday aumentou este ano, revelam os dados quer da SIBS quer da REDUNIQ. O SIBS Analytics revela que o total de compras na Black Week aumentou 12% face ao ano passado, enquanto na Black Friday o crescimento foi de 7%. Já a REDUNIQ revela que a faturação da Black Friday e Cyber Monday cresceu 6% e 10%, respetivamente.

Mais de um quinto do valor gasto na Black Friday foi em compras online

O SIBS Analytics revela ainda que o peso do comércio online continua a ganhar peso, com mais de um quinto (22%) do valor gasto em compras online. O peso supera os 18% no ano passado.

 

Em linha com este crescimento do comércio online, o MB WAY foi utilizado 17,3 vezes mais nas compras físicas do que em 2019 e 5,9 vezes mais nas compras online.

Já num lado mais negativo, existiu um menor crescimento de valor de compras face à média do mês de novembro quando comparado com o período homólogo (1,35 vezes vs 1,5 vezes em 2021).

 

No que toca ao valor médio das compras, este desceu 5,4% face ao período homólogo, de 42,7 euros para 40,4 euros.

O aumento na Black Week

 

O REDUNIQ Insights, relatório da REDUNIQ, revelou que, entre 21 e 28 de novembro, e face ao período homólogo, a faturação com cartão dos negócios em Portugal cresceu 11%, com uma maior expressão no aumento do número de compras efetuadas (+17%).

O fim de semana pós-Black Friday (26 e 27 de novembro) registou uma variação homóloga positiva na faturação dos negócios (+14%).

 

Já numa análise mais fina, o REDUNIQ Insights demonstra que a Black Friday obteve uma performance 25% acima da média dos restantes dias do período em análise, com o pico da faturação a acontecer entre as 17 horas e as 18 horas, tendo sido ultrapassada apenas pelo sábado seguinte (26 de novembro), que registou mais 13% de faturação que a “sexta-feira negra”.