O grupo Jerónimo Martins acaba de ser integrado no Euronext Vigeo-Eiris Europe 120, uma restrita lista das 120 empresas mais avançadas da Europa a nível de práticas de sustentabilidade, sendo o único retalhista português a figurar neste índice.
Esta distinção, baseada na análise do desempenho do Grupo em 2017, abrange mais de 300 indicadores em tópicos tão diversos como Direitos Humanos, Recursos Humanos, Envolvimento com a Comunidade, Corporate Governance, Ambiente e Conduta Empresarial (Business Behaviour).
Foram valorizados vários compromissos assumidos pelo grupo Jerónimo Martins, de que se destacam: a redução da pegada carbónica em 5% entre 2018 e 2020; a redução do desperdício alimentar do grupo em 10% no mesmo período, face a 2016, e a determinação em reduzir para metade até 2025 – sendo Jerónimo Martins o primeiro retalhista em Portugal a divulgar a sua pegada de desperdício alimentar; e a compra de pelo menos 80% de produtos alimentares a fornecedores locais – a média global do Grupo em 2017 era de 89%.
As boas práticas do grupo na relação entre prosperidade económica, desenvolvimento social e preservação ambiental têm vindo a ser reconhecidas internacionalmente com a inclusão em diversos índices, como o Eurozone 120, também da Euronext Vigeo-Eiris, ou os FTSE4Good Global e Europe Indexes.
No conjunto dos dois índices Euronext Vigeo-Eiris em que está incluído – Eurozone 120 e Europe 120 – o grupo Jerónimo Martins encontra-se agora na categoria de Advanced, o nível de desempenho mais elevado, e com uma avaliação de 94% quanto à divulgação de informação de sustentabilidade, o que representa um aumento de 20 p.p. face a 2016.