Quantcast
Produção

Itália vai dar benefícios fiscais contra o desperdício alimentar

hortofrutícolas supermercado Distribuição Hoje

Itália aprovou uma normativa contra o desperdício alimentar que irá dar benefícios aos comerciantes que doarem alimentos que estejam perto do fim do prazo de validade. A lei foi proposta pelo Partido Democrático e aprovada pela maioria do senado italiano, incluindo também medicamentos.

França já tinha também uma lei semelhante, que ao contrário da aprovada agora em Itália penaliza as empresas de distribuição que praticarem ações de desperdício alimentar. A normativa italiana, por sua vez, estabelece uma lista de produtos que poderão ser doados no fim do prazo de validade, como forma de garantir a segurança alimentar dos consumidores, e abrange produtos agrícolas deixados pelos produtores no chão após a colheita, que poderão ser recolhidos pelas associações de solidariedade do país.

Mas afinal, o que ganham os distribuidores com isto? O Estado italiano irá dar benefícios fiscais a todos os comerciantes que adotarem o sistema, que poderão utilizar o recibo do valor doado para recuperar o IVA dos produtos. O mesmo irá acontecer no caso das farmácias que doarem os medicamentos perto do fim do prazo de validade.

As empresas de distribuição e as farmácias que estiverem interessadas em aderir ao sistema terão apenas que pedir uma autorização, ficando a partir daí aptos a doar e assumindo a responsabilidade da segurança e qualidade alimentar dos produtos doados.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever