Quantcast
Retalho

Forever 21 declara falência nos EUA e inicia vendas de liquidação

Forever 21 declara falência nos EUA e inicia vendas de liquidação iStock

A empresa operadora da Forever 21 nos Estados Unidos da América (EUA) submeteu um pedido de falência – pela segunda vez em seis anos –culpando a “competição feroz” de retalhistas de fast fashion, como a Shein e a Temu e o reduzido tráfego de vendas nos shoppings.

A empresa vai encerrar todas as operações nos EUA e já iniciou as vendas de liquidação total em mais de 350 lojas. No entanto, diz ainda estar disponível para negociar com algum potencial comprador, que esteja disposto a assumir o seu stock e continuar a gerir as lojas da marca.

 

A Forever 21 tem vindo a procurar um comprador há já vários meses, tendo feito contacto com mais de 200 potenciais compradores, de acordo com os documentos judiciais que a empresa entregou num tribunal no estado de Delaware, nos EUA.

“A capacidade de retalhistas não americanos em vender os seus produtos a preços drasticamente mais baixos para consumidores americanos impactou significativamente a capacidade da empresa em reter a sua base de clientes principais”, referiu Stephen Coulombe, codiretor de reestruturação da empresa operacional.

 

E continua: “apesar dos apelos generalizados de empresas e grupos industriais dos EUA para que o governo crie condições equitativas para os retalhistas americanos, eliminando certas isenções de impostos, as leis e políticas americanas não resolveram o problema”.

Embora a empresa operacional da Forever 21 esteja a caminhar para a liquidação total nos EUA e fecho das lojas, a marca irá continuar a existir e antecipa-se que a empresa mantenha as suas lojas internacionais e respetivo site.

 

No ano fiscal de 2021, a empresa gerou 2 mil milhões de dólares em receita e 165 milhões em EBITDA. No entanto, à medida que a concorrência e a inflação aumentaram, agravadas pelos desafios da cadeia de abastecimento e alterações nas preferências do consumidor, o desempenho da Forever 21 começou a cair.

Nos últimos três anos fiscais, a empresa perdeu mais de 400 milhões de dólares, incluindo 150 milhões apenas no ano passado, com a empresa a antecipar uma perda de 180 milhões em EBITDA até ao final de 2025. Atualmente, a empresa conta com 1,58 mil milhões de dólares em dívidas.

 

Fundada em Los Angeles, em 1984, por imigrantes sul-coreanos, a Forever 21 chegou a empregar 43 mil pessoas, operando 800 lojas em todo o mundo e registando mais de 4 mil milhões em vendas anuais.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever