Responsabilidade Social

C&A lança campanha para lembrar a importância do autoexame na prevenção do cancro da mama

C&A lança campanha para lembrar a importância do autoexame na prevenção do cancro da mama

No mês em que se celebra o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro da Mama, a C&A lança uma campanha de consciencialização que pretende lembrar a importância do autoexame na prevenção da doença. De acordo com a insígnia, que cita dados da Breastcancer.org, cerca de 20% dos casos de cancro da mama são detetados durante a exploração física prévia à mamografia.

Para marcar esta data, a C&A acaba de lançar o ‘The Reminder Bra, uma iniciativa com o objetivo de sensibilizar e consciencializar para a importância da autoexploração na prevenção da doença. Este projeto piloto será levado a cabo entre os dias 18 e 20 de outubro nas lojas da marca em Portugal e Espanha e convida os clientes a facilitar os seus dados pessoais de forma a receberem um SMS sem qualquer custo uma vez por mês, no qual será lembrada a importância da autoexploração. No 12.º mês receberão outra mensagem, mas desta vez a recordar da necessidade de realizarem uma revisão anual com um especialista, já que o autoexame nunca deve substituir a visita ao médico.

Ricardo Cubedo, oncologista do MD Anderson Cancer Center, que também interveio como assessor durante o desenvolvimento da campanha, explica que “a autoexploração mensal pode ajudar a diagnosticar o cancro de mama precocemente, e ajudar a salvar vidas. Dois entre cada dez diagnósticos são detetados entre mamografias anuais, porque a mulher detetou um inchaço ou irregularidade e é por isso que continua a ser muito importante a autoexploração mamária mensal”.

Já Leticia Pérez de Camino, Gestora de Marketing e Comunicação na C&A, acrescenta que “há muitas mulheres que não sabem que devemos realizar a autoexploração todos os meses, e mesmo quando tomam essa consciência, é um ato que cai muito facilmente no esquecimento. É por isso que queríamos ser a primeira marca de moda a acentuar a importância da autoexploração mensal e divulgá-la, para que nenhuma mulher se esqueça disto e para que possa contar com mais um método para prevenir o cancro da mama.”