A Aveleda foi distinguida com o Referencial Nacional de Sustentabilidade, certificação nacional no setor vitivinícola que valida práticas ambientais, sociais e de gestão responsáveis.
De acordo o comunicado de imprensa, este reconhecimento ocorre no mesmo ano em que a empresa obteve a certificação internacional B Corp, “reforçando 2024 como um marco na trajetória de compromisso com a sustentabilidade”.
“Com esta certificação, a Aveleda reforça o impacto positivo das suas operações em cada etapa do processo produtivo, da vinha até ao consumidor final, e este é, sem dúvida, o ‘ano da sustentabilidade’ com a obtenção de reconhecimentos que são um reflexo da nossa visão que alia a tradição, a inovação e a responsabilidade social em tudo o que fazemos”, afirmou Martim Guedes, co-CEO da Aveleda.
Promovido pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e pela ViniPortugal, o Referencial Nacional de Sustentabilidade resulta de uma auditoria independente que assegura o cumprimento de elevados padrões legais e a implementação de políticas inovadoras voltadas para a proteção do meio ambiente e para o bem-estar das comunidades.
A comunicação reforça ainda que o compromisso da empresa em reduzir a pegada de carbono e promover práticas éticas e inclusivas traduziu-se em iniciativas como a produção de energia renovável, o uso de garrafas mais leves, a plantação anual de centenas de árvores e a disponibilização de habitações para colaboradores e antigos colaboradores.