Quantcast
Retalho

APCC lança programa de apoio às lojas históricas

APCC lança programa de apoio às lojas históricas iStock

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), em conjunto com a Direção Geral das Atividades Económicas (DGAE) e a União das Associações do Comércio e Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo (UACS) anunciam o lançamento do Programa de Incubação de Retalho 2024, que tem como objetivo apoiar as “lojas históricas” ou “lojas com história”.

O programa pretende ajudar estas unidades de retalho a expandir-se num ambiente de centro comercial, uma vez que estão mais associadas ao conceito de “comércio tradicional”.

 

Conforme o comunicado, “as candidaturas elegíveis são atividades de comércio a retalho de operadores de Lojas Históricas, distinguidas como tal pelo Município territorialmente competente, bem como todos os conceitos presentes no site ´Comércio com História´ da DGAE”.

Além disso, as lojas candidatas precisam de cumprir normas de sustentabilidade, inovação e originalidade, assim como necessitam de ser operáveis em ambiente de centros comerciais e potencial de complementaridade no mix dos centros comerciais.

 

O comunicado de imprensa também dá destaque à existência prévia de experiências de digitalização do negócio e/ou à presença no digital, ou à vontade em fazê-lo posteriormente, como um critério valorizado no processo de avaliação.

As candidaturas vão ser analisadas por uma comissão que integra representantes da APCC e dos seus parceiros DGAE e UACS, que farão posteriormente uma pré-seleção para entrevista.

 

Segundo o comunicado, os cinco finalistas vão ter a oportunidade de apresentar os seus conceitos de loja a operadores de centros comerciais presentes. Após esta sessão, dá-se o início dos processos de negociação de incubação dos conceitos.

“Na APCC defendemos que os Centros Comerciais são as novas praças centrais das cidades e que há espaço para todos os conceitos que se complementem e ajudem a criar uma experiência positiva para os visitantes. Nessas praças centrais faz todo o sentido estarem presentes aquelas lojas que nos são familiares e que nos transmitem boas memórias. Por isso, este ano achámos que o Programa de incubação de Retalho deveria apoiar a testagem de lojas históricas no ambiente de Centros Comerciais”, comenta Carla Pinto, Diretora Executiva da APCC.

 

As candidaturas podem ser realizadas de 5 de fevereiro a 5 de abril através do preenchimento de um formulário online, disponibilizado no site da APCC.

 

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever