A Amazon Web Services vai investir na abertura de um ponto de presença do serviço Amazon CloudFront em Portugal, que deverá ficar operacional ainda em 2019, em Lisboa.
De acordo com a empresa, o novo ponto de presença local irá oferecer “um pacote completo de benefícios fornecidos pelo Amazon CloudFront, incluindo integração com computação, networking e serviços de segurança como o AWS Lambda@Edge, Amazon Route53, Amazon S3 Transfer Acceleration, AWS Shield e AWS Web Application Firewall (WAF)”.
O Amazon CloudFront é um serviço de rede de entrega de conteúdos (CDN). Os conteúdos são digitais, como aplicações, dados e vídeos. Com o novo ponto de presença, os utilizadores vão poder experienciar uma redução de até 60% na latência para a entrega dos seus conteúdos.
Portugal é o mais recente país a ser conectado à rede de infraestrutura global da AWS, que já conta com 187 pontos (incluindo 176 pontos de presença e 11 pontos de presença de caches regionais) em 69 cidades de 30 países.
Miguel Alava, Diretor da AWS para a Europa do Sul, sublinha que “estamos muito entusiasmados em disponibilizar aos nossos clientes em Portugal uma infraestrutura de tecnologia avançada e segura, no seguimento da abertura do nosso primeiro escritório da AWS em Lisboa, no ano passado. A AWS está comprometida em investir em Portugal e desde há muitos anos que suporta clientes em todo o país no seu processo de transição para a nuvem. O anúncio deste Ponto de Presença da Amazon CloudFront em Portugal ajudará as organizações portuguesas a conseguir uma menor latência ao mesmo tempo que obtêm os mesmos níveis de segurança que esperam da AWS Cloud, resultando numa melhor experiência geral para os seus utilizadores finais.”
A enpresa já anunciou também uma parceria com a Federação Portuguesa de Futebol, através do Canal 11, para que o novo canal utilize a plataforma da Amazon para “oferecer uma melhor qualidade nos serviços de vídeo-streaming”.