Quantcast
E-commerce

Alvo do GoodAfter.com são “os smart shoppers”

Chantal de Gispert GoodAfter Distribuição Hoje

Chama-se GoodAfter.com e foi apresentado na passada semana ao mercado como o primeiro supermercado online português criado para combater o desperdício alimentar, oferecendo exclusivamente produtos que estão perto da data preferencial de consumo e com preço reduzido. A DISTRIBUIÇÃO HOJE falou com Chantal de Gispert, co-fundadora do projeto, que nos revelou que o novo supermercado quer dar mais um ciclo de vida aos produtos, ao mesmo tempo que oferece “elevados descontos” aos consumidores.

Quem são os fundadores do GoodAfter.com?

O projeto GoodAfter.com conta, no total, com quatro investidores particulares (dois são portugueses e dois são estrangeiros).

Como surgiu a ideia de criar um supermercado online que vende exclusivamente produtos perto do fim do prazo de validade?

A ideia surgiu quando nos apercebemos de que era possível a comercialização deste tipo de produtos em alguns países nórdicos, que era algo bem-sucedido e que, como tal, deveria também ser possível aqui. Acreditámos então que, até por causa da situação económico-financeira de Portugal, seria uma boa opção explorar a possibilidade de se dar mais um ciclo de vida àquele tipo de produtos e passar para as pessoas a possibilidade de os consumir com elevados descontos. Estamos a dar uma nova vida aos produtos alimentares e não alimentares que têm o prazo “Consumir de preferência antes de” e que já não têm espaço de prateleira nos supermercados tradicionais.

Quanto foi investido neste projeto?

Não revelamos os valores de investimento do projeto.

De que forma se pretende posicionar o GoodAfter?

A GoodAfter.com pretende posicionar-se como o supermercado ibérico, de origem portuguesa, de combate ao desperdício de bens alimentares e não alimentares, transferindo para as pessoas a possibilidade de acederem a oportunidades de desconto até 70%. A GoodAfter.com conta conseguir combater o desperdício e, já agora, a poluição que daí resulta, sensibilizando a sociedade sobre o que são os prazos de consumo dos bens e premiando esse seu comportamento oferecendo elevados descontos, ou seja, por via da racionalidade económica. Através desta plataforma os portugueses têm acesso a produtos que, pelo facto de se encontrarem perto do seu prazo preferencial de consumo, ou mesmo ultrapassado, têm um preço de venda substancialmente mais baixo comparativamente com os valores que são praticados nos supermercados.

e-commerce

Importa referir que esta data de consumo preferencial não tem que ver com questões de segurança alimentar e, uma vez que a segurança alimentar não é posta em causa, o consumo e a venda destes produtos após a data indicada é permitido por lei. A GoodAfter.com só vende produtos com “data de consumo preferencial”, ou mesmo sem qualquer prazo de consumo.

De que forma se processa o sourcing dos produtos? O facto de venderem produtos perto do fim do prazo de validade faz como que seja mais fácil negociarem com os fornecedores preços mais baixos para os produtos?

A GoodAfter.com conta, neste momento, com mais de 300 produtos e espera vir a ter muitos mais. As nossas parcerias serão com todos aqueles que disponham de produtos pretendidos pelo mercado e nestas condições: produtos que se encontrem perto da sua data de consumo preferencial, ou mesmo ultrapassada, produtos obsoletos ou descontinuados, etc. Os produtos por nós comercializados, pelo facto de já não terem lugar nos seus canais de distribuição habituais e pelo facto de o seu destino ser muito possivelmente o lixo, são adquiridos, naturalmente, a preços inferiores e é essa a razão pela qual nos é possível, depois, vendê-los a preços substancialmente mais baixos.

Faz parte dos planos um dia abrirem uma loja física com o mesmo conceito?

Neste momento estamos 100% concentrados em otimizar ao máximo a nossa plataforma online, aumentar o leque de produtos existentes, bem como a variedade de marcas com que trabalhamos. Mas claro que o aumento do número de espaços físicos é uma hipótese a ponderar, mediante o feedback que formos obtendo por parte dos consumidores e o próprio sucesso do projeto.

De que forma vão comunicar este novo projeto?

Estamos a fazer a comunicação do GoodAfter.com nos canais online e offline. No online, fazemo-lo através do nosso site, através de marketing digital, como os Facebook ou Google Ads, campanhas de re-targeting, entre outras. Temos ainda uma página de Facebook onde comunicamos regularmente as marcas com que trabalhamos e as oportunidades de desconto disponíveis no nosso site. Estamos também a divulgar o projeto junto dos meios de comunicação social através de ações de PR e Media Relations.

O público-alvo do GoodAfter.com são todas as pessoas que querem ajudar a combater o desperdício alimentar e não alimentar, e que, independentemente do seu poder económico, procuram adquirir produtos a preços mais vantajosos, smart shoppers.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever