O retalho continua atento às novas dinâmicas relacionadas com a sustentabilidade e recentemente deu um passo concreto para reduzir o seu impacto, nomeadamente em termos de cadeia de abastecimento. No que é um acordo que se pode dizer histórico, marcas como Tesco, Asda e Sainsbury’s assinaram no Reino Unido um acordo com a plataforma de descarbonização Manufacture 2030.
A ideia é que com este acordo seja possível reduzir as emissões produzidas pelo transporte dos bens, com os supermercados a poderem dotar a sua base de fornecedores com recursos para reduzir emissões com abastecimento, fabrico e transporte.
Numa declaração conjunta dos proponentes a este acordo, os retalhistas – aos quais se juntaram Aldi, Lidl, Co-op, Marks & Spencer, Morrisons, Ocado Retail e Waitrose – afirmaram: “Não podemos subestimar a escala da tarefa quando se trata de descarbonizar a cadeia de abastecimento de produtos alimentares”.
“Ao capacitar os nossos fornecedores para agirem através das nossas próprias parcerias estratégicas individuais com a Manufacture 2030, pretendemos remover milhares de toneladas de GEE das nossas cadeias de abastecimento de produtos alimentares”, afirma-se no comunicado.
Florence Batten-Turner, responsável de parcerias para o retalho da Manufacture 2030, lembrou que “os grandes supermercados desempenham um papel influente na descarbonização, tanto em suas próprias operações como também pela otimização mais ampla da cadeia de abastecimento”.