Quantcast
Sustentabilidade

Super Bock Group investe milhões e vai instalar 28 mil painéis solares

Super Bock Group investe milhões e vai instalar 28 mil painéis solares

O Super Bock Group vai instalar 28 mil painéis solares em todas as unidades do grupo, ou seja, uma área total próxima dos 60 500 metros quadrados (o equivalente a seis campos de futebol). A aposta vai permitir reduzir as emissões em mais de três mil toneladas de CO2 por ano.

Segundo explicado em comunicado, estes painéis solares vão ficar maioritariamente instalados em Matosinhos (Leça do Balio), concelho onde a empresa tem a sua sede e a fábrica de cervejas.

 

É um dos projetos que faz parte do Roteiro para a Descarbonização do Super Bock Group. O roteiro prevê atingir a neutralidade (scope 1 e scope 2), primeiro, na sua fábrica de cervejas, já em 2028, e nas restantes unidades do Grupo (Pedras Salgadas, Vidago, Castelo de Vide e Envendos), em 2030.

O Roteiro para a Descarbonização prevê o investimento de cerca de 17 milhões de euros até 2028/30, incluindo candidaturas ao PRR, que visem, entre outros, substituir o gás natural como fonte de energia.

 

Super Bock Group quer criar Comunidade de Energia em Matosinhos

Com a fase I do projeto dedicado à energia solar concluída até ao final de 2022, com a instalação de 4 129 painéis solares na fábrica em Leça do Balio e no Centro de Produção em Pedras Salgadas, a empresa prevê arrancar com a segunda e última fase já no início de 2023, em função dos licenciamentos necessários.

 

O maior investimento da fase II será feito em terrenos contíguos à fábrica em Leça do Balio. O grupo pretende aí instalar aproximadamente 24 mil painéis solares, ou seja, o equivalente a cinco campos de futebol completamente preenchidos.

No seu conjunto, vão produzir 13,5GWh/ano, sendo que apenas 62% desta energia será autoconsumida pela fábrica do Super Bock Group para a sua operação nas cervejas.

 

A parte excedentária, cerca de 5GWh/ano, vai ser direcionada para a criação de uma Comunidade de Energia em Matosinhos, num raio inferior a quatro quilómetros da fábrica do Super Bock Group, no equivalente ao consumo anual de mil habitações familiares.