Os vinhos Tyto Alba, da Companhia das Lezírias, foram distinguidos com uma Medalha de Prata nos Pentawards, prémios considerados os óscares do design criativo de embalagens. A conceção criativa, diz a marca, é da responsabilidade de Rita Rivotti, especialista de branding e design de vinhos.
“Tyto Alba é o nome científico da Coruja-das-Torres, uma ave de porte elegante que habita na propriedade e que tem um papel fundamental na manutenção do equilíbrio do ecossistema nas vinhas, visto que se alimenta de pequenos mamíferos que destroem as culturas. É por isso a inspiração principal do nome e do rótulo deste vinho, traduzindo a forte preocupação da Companhia das Lezírias com a preservação ambiental e a proteção das espécies. Cada garrafa relembra o olhar atento desta fiel aliada sobre as “vinhas protegidas”, garantindo a qualidade dos seus vinhos e promovendo o respeito pela natureza”, explica a marca em comunicado.
Cada caixa, feita em madeira, tem uma abertura na frente onde é possível reconhecer o olhar da coruja como se estivesse escondida no seu ninho. Por dentro, o vinho está aconchegado em palha.