Quantcast
Sustentabilidade

Nestlé lança piloto onde usa inteligência artificial para aumentar reciclabilidade

A Nestlé está a testar em Espanha, mais concretamente em Valencia, um projeto-piloto para melhorar as taxas de reciclabilidade de pequenos produtos de plástico. Até aqui, nada de novo, mas a verdade é que a empresa prepara-se para usar inteligência artificial neste processo.

Após um acordo firmado com o município espanhol, nos próximos meses a Nestlé irá implementar uma solução tecnológica que ajudará a classificar as embalagens de pequenas dimensões para que possam ser ‘valorizadas’.

 

Especificamente, será instalado um robot com inteligência artificial na linha de rejeição de materiais finos da fábrica da marca em Espanha com o objetivo de captar e extrair pequenos materiais plásticos que podem ser usados ​​para posterior reciclagem. Este piloto tem como objetivo testar soluções para reciclagem de itens como cápsulas, tampas ou embalagens de iogurte.

O material recuperado será, após a triagem operada por este robot, encaminhado para empresas de reciclagem para processamento. O objetivo é obter pellets que possam ser utilizados tanto como matéria-prima de segunda geração para a produção de novos objetos, quanto para a obtenção de novos plásticos reciclados.